7 dicas para se candidatar para uma vaga de emprego em outra cidade

7 dicas para se candidatar para uma vaga de emprego em outra cidade

Conseguir um emprego em outra cidade – ou até em outro estado – é sinônimo de abrir novos caminhos. Ao se entregar a este desafio, você conhecerá novas pessoas e verá possibilidades para a carreira que talvez jamais enxergaria se continuasse no seu quadrado. No entanto, nem sempre conquistar a tão sonhada vaga é tarefa fácil. Existem algumas dicas que ajudarão você a chegar lá, veja a seguir.

1. Cuidado com o currículo

A primeira fase de seleção é a triagem de CVs. Caso o recrutador veja um endereço de outro estado, as chances de ele descartá-lo de cara são grandes. Por isso, se você já tiver um local para ficar na cidade, coloque-o no currículo. Também vale utilizar o endereço de algum amigo ou parente que resida no local – com a permissão dele, claro.

Se nenhuma das opções for possível, oculte a informação: o foco do currículo deve estar em suas habilidades e experiências. Se elas chamarem a atenção de quem estiver lendo, sua localidade se tornará secundária. O fato de você estar morando em outra cidade entrará no próximo passo.

2. Mostre disponibilidade para mudança

A carta de apresentação é uma ótima forma de demonstrar interesse – principalmente se você ainda não tiver endereço na nova cidade. Deixe claro que você está disposta a agarrar a oportunidade e, se você tem planos de se mudar de qualquer jeito, pontue bem isso. Não diga que “se mudaria” se conseguir a vaga mas, sim, que “está se mudando” para a cidade-alvo. Isso dá a noção de que seus planos se concretizarão em um futuro próximo, e não que estão apenas no plano das ideias. Essa pode ser a diferença entre você ser considerada uma boa candidata ou de ter sua coragem de se mudar colocada em xeque.

emprego-outro-estado-cidade

3. Assuma os custos da mudança

Um dos empecilhos para que as empresas contratem funcionárias de outras localidades são as despesas envolvidas, pois muitas podem entender que você desejará que elas banquem sua estadia na cidade. Mencione na carta de apresentação que você mesma assumirá as despesas da mudança.

4. Tranquilize o recrutador

O principal receio do empregador é que você não se adapte à nova cidade ou atividade e acabe pedindo seu desligamento – ou, quem sabe, até seja demitida, o que envolve altos custos para a empresa. “Por isso, é importante deixar muito evidente suas qualidades profissionais e certificar-se que está disposto e apto a exercer a função solicitada. Isso servirá como reforço para o recrutador, eliminando qualquer dúvida que ele tenha sobre sua empregabilidade”, ensina a gestora de carreiras Madalena Feliciano.

5. Prepare-se para as fases online

A distância faz com que algumas etapas do processo de seleção sejam feitas pela internet, incluindo testes online e até mesmo entrevistas remotas, em programas como Skype e Google Hangouts. Essa é uma prática comum, então, não se sinta prejudicada. Encare a situação com a mesma seriedade que veria uma entrevista presencial. De acordo com Madalena, você precisará tomar cuidado com quatro fatores:

  • Garanta que haverá silêncio em sua volta. Peça para que alguém cuide dos pets e/ou crianças, desligue televisão e rádio, evite regiões que incidam barulhos de trânsito etc.;
  • Vista-se para uma entrevista presencial, ou seja, use um traje formal e adequado para a ocasião;
  • Garanta um cenário que não tire o foco de você, como quadros chamativos, móveis, entre outros.
  • Certifique-se da qualidade da sua conexão e que você será ouvida e visualizada com nitidez. Peça que alguém faça um teste com você antes da entrevista começar.

6. Esteja pronta para ir pessoalmente

Hora ou outra, você precisará encontrar o recrutador face a face, e isso geralmente acontece na última fase do processo. Mesmo que ainda não tenha certeza, programe-se financeiramente para comprar as passagens e consiga estadia para o período necessário.

7. Esteja segura

Morar em outra cidade não lhe torna menos qualificada. Não enfrente o processo seletivo já abatida por este fato. Essa é a hora de mostrar que você é tão competente quanto quem reside no local da empresa e, sim, pode se destacar sobre eles e agarrar essa vaga.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close