7 dicas para transformar o tédio em produtividade

7 dicas para transformar o tédio em produtividade

Poucos sentimentos prejudicam tanto a produtividade quanto o tédio. Quem nunca olhou para a lista de tarefas e quase bocejou? Sua mente começa a viajar, você se entrega à procrastinação e faz qualquer coisa para evitar aqueles afazeres. Em alguns casos, a fonte do tédio até pode ser a sua carreira em geral. Porém, é possível virar o jogo e transformar o tédio em produtividade com as atitudes que demonstramos a seguir. As dicas são do site LifeHack.

1. Reconheça que você está entediada

O ser humano pode fazer qualquer coisa para evitar o tédio, até mesmo dar choques em si mesmo – literalmente. Pesquisadores da University of Virginia, nos Estados Unidos, pediu para que os participantes do estudo ficassem sozinhos por 15 minutos sem fazer nada. Se eles não quisessem ficar parados, tinham a opção de darem choques em si mesmos. Surpreendentemente, 67% dos homens preferiram a segunda opção – tudo isso porque não queriam ficar sem fazer nada.

Este é o mesmo sentimento que faz você na frente da TV comendo um lanchinho. Para não ficar parada, você prefere comer e, quando menos espera, já devorou tudo. Mas, neste momento, você pensa que está entediada ou apenas sai comendo? Por isso é tão importante olhar para si mesma e reconhecer o próprio tédio. Só assim você terá a escolha de ser mais produtiva.

2. Não se deixe levar por passatempos

É fácil cair na tentação de tentar fugir do tédio com comportamentos que buscam preencher a mente – os famosos passatempos. Desbloqueamos a tela do celular e ficamos rolando a timeline do Facebook ou do Instagram, ficamos enviando mensagens, andando de um lado para o outro… em tese, estamos fazendo algo, mas o que aquela atividade traz de valor para nossas vidas? Pergunte-se: estou fazendo algo produtivo? Vai me ajudar a cumprir a tarefa que está na minha lista de afazeres? Para saber se o seu comportamento é produtivo, pense que ele sempre a levará para um objetivo.

tedio-produtividade

3. Descubra porque você está entediada

Pode parecer óbvio, mas, muitas vezes, você sequer sabe exatamente o que precisa fazer. Ou, quem sabe, você tem uma ideia, mas sua atual situação não a permite concluir a tarefa, seja por falta de tempo ou capacitação para tal – então, a frustração acaba se manifestando em forma de tédio. Em boa parte dos casos, também pode ser que a tarefa em si seja tediosa, principalmente quando ela é repetitiva ou fácil demais. Dê nome aos bois e siga em frente.

4. Mexa-se

Agora que você entendeu o motivo do ócio, o poder de fazer algo a respeito está em suas mãos. O que você precisa mudar em seu entorno, nas circunstâncias ou em seu jeito de pensar que a permitirá adotar um comportamento que, de fato, a levará para algum lugar? Se você está entediada com seu atual emprego, qual tipo de carreira a deixaria mais empolgada e motivada para sair da cama todos os dias e trabalhar? Quais atitudes você poderia tomar agora para mudar a situação?

5. “Apimente” a tarefa maçante

Se é uma tarefa específica que está lhe arrancando bocejos, tente deixar o processo mais divertido. Por que não transformá-lo em um jogo? Você pode, por exemplo, se desafiar a preencher um determinado número de fichas – ou qualquer outra atividade que você ache entediante – em uma hora. Se você conseguir cumprir o combinado, mime-se com uma recompensa. Também é interessante registrar esses processos e sempre tentar bater seus próprios recordes. Buscar maneiras de fazer aquela ação parecer diferente pode transformar qualquer atividade chata em produtividade na certa.

6. Conte com a ajuda da tecnologia

Lembra o que falamos sobre recorrer a passatempos para tapear o tédio? Deixá-los de lado por conta própria pode ser difícil, então, você pode ter alguns truques tecnológicos na manga. Algumas extensões de navegadores bloqueiam temporariamente redes sociais e determinados sites para que você não se distraia. Alguns apps também ajudam a melhorar a produtividade. O Freedom, por exemplo, bloqueia quaisquer aplicativos e sites que você julgue distrativos, seja no seu celular ou no computador. Reunimos aqui mais algumas opções de apps para ser mais produtiva.

7. Procure por uma motivação genuína

Se nada disso funcionar, experimente ir mais fundo em seus sentimentos para encontrar uma fonte de motivação que irá impulsioná-la. Pense em quem você poderia ser se deixasse o tédio de lado e agisse, ou em quem teria orgulho de você. Como seria se sentir assim? Coloque essas ideias em ordem da maneira mais clara e palpável possível e veja se elas lhe darão aquela injeção de ânimo para deixar a procrastinação de lado e ser mais produtiva.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close