9 estratégias que as marcas usam para nos fazer gastar

9 estratégias que as marcas usam para nos fazer gastar

Quem nunca entrou no supermercado para comprar um item específico, mas saiu de lá cheia de sacolas? As marcas possuem uma série de estratégias para nos fazer gastar mais. Mesmo com uma lista de compras, ninguém está a salvo de comprar muito mais do que precisa, simplesmente por ter encontrado “um bom negócio”.

Para ajudar você a navegar nesta época de compras e de presentes, preparei uma lista de alguns dos truques utilizados pelo comércio para te fazer gastar mais do que deve. Confira:

1 – Promoções em geral

A gente AMA um bom negócio. É só ver que tem um desconto que o produto já se torna mais tentador. Toda vez que você encontrar um descontinho, tire alguns segundos para se perguntar: você precisa mesmo daquilo, ou é só a oferta que é tão tentadora assim?

2 – Ofertas ilusórias

A Black Friday mal acabou e todo mundo ainda lembra da alcunha de Black Fraude, criada para mostrar que muitas lojas aumentam os preços às vésperas da data, para poder criar a ilusão de um desconto. Mesmo se o desconto não é real, fica a mesma sensação de querer aproveitar aquela “oportunidade”. Mas se ligue: estas ilusões não acontecem apenas na Black Friday. Por isso, fique de olho nos preços.

3 – Pague dois e leve três

Se você já usa aquela pasta de dentes e encontrou uma oferta deste gênero, pode parecer um bom negócio. Mas fique de olho! Às vezes, não tem diferença no preço. E mesmo se tiver, fique atenta para garantir que você não vai comprar um monte de produtos que podem vencer antes de você ter tempo de consumi-los.

4 – É a última do estoque

Quando você ouve essa frase, dá até aquela comichão. Você não vai querer perder essa, vai? Assim, o vendedor cria uma sensação de urgência que acaba com o seu espírito crítico. Vale também para frases como “a oferta só vale até o fim do mês” ou “últimas unidades!”.

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5 – Quer pagar quanto?

Todo mundo já ouviu este slogan – e ele cria uma sensação de que você não precisa ter dinheiro para comprar o que deseja. “Entrada zero” também. Fique esperta!

6 – Pode parcelar no cartão

O mesmo do item anterior. Você não precisa ter dinheiro, basta parcelar no cartão. E se não der, o vendedor ainda te oferece para pagar com dois cartões. Se você não tiver muito cuidado, é capaz de se dizer “depois eu dou um jeito” e comprar algo que você não precisa com um dinheiro que não tem. Cuidado!

7 – 30 dias para experimentar

Na internet, isso é conhecido como “freel trial”. Você faz um teste, vê se gosta, e se quiser depois compra. Mas depois de ter acesso ao produto ou serviço por todo aquele tempo, você não vai querer devolver. As operadoras de TV a cabo usam muito este truque, assim como aplicativos e softwares.

8 – Mostrar o produto mais caro da loja logo que você entra

O vendedor pode até saber que você não vai querer comprar o carro top de linha, mas mostra logo o modelo mais caro, só para criar o que os economistas comportamentais chamam de âncora. Depois de ver aquele carro tão caro, todos os outros parecem baratos. Quando isso acontecer, fique de olho – o vendedor está querendo criar a ilusão de que o preço é bom.

9 – Versão premium

É só botar preto e dourado e colocar as palavras “premium” ou “top”, e pronto: você tem um produto exclusivo. Nós acreditamos que o mais caro é sempre melhor – mas isso nem sempre é verdade. Diversos testes cegos já mostraram que quando não vemos o preço, temos uma avaliação diferente de uma série de produtos.

Se você quer construir uma relação diferente com a forma como você compra, não deixe de conferir meu novo livro, o “Detox das Compras”. Você vai poder se livrar do consumismo e pensar o jeito que gasta seu dinheiro.

Fotos: Fotolia

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Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

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