A cozinha como um espaço de alfabetização das crianças

A cozinha como um espaço de alfabetização das crianças

*Priscila Lambach

Estou sempre com o radar ligado, com as antenas a postos. Uma infinidade de elementos cruzam o meu olhar todos os dias e grande parte deles me serve de inspiração. Realmente gosto de fazer esse exercício criativo.

O mundo é um espaço que precisa ser explorado. É inegável que há muito o que ser explorado na natureza, ruas, museus – que podem servir como forma de ajudar na alfabetização das crianças. Porém, existe um lugar que pode ser tão rico quanto, onde passamos grande parte da nossa vida, e que, mesmo assim, muitas vezes o deixamos em segundo plano. Esse lugar é a nossa casa.

Não estou falando de televisão ligada em desenhos animados e tablets cantarolando.

Crianças brincam muito no quarto e na sala, porém nem sempre se atrevem a entrar em um lugar mágico: a cozinha. Muitos pais dizem ter receio do fogão, dos utensílios de corte etc. Sem dúvida, essa é uma preocupação que precisa ser considerada. Por isso, recomendo a presença de um adulto responsável e atento junto à criança quando estiver na cozinha.

O ambiente é um universo encantado. Afinal, ali ocorrem verdadeiras transformações. A farinha e os ovos se transformam em bolo; a carne moída e a cebola, em hambúrguer. Aos olhos de uma criança, isso é incrível!

Se você tiver um pequeno em casa em fase de alfabetização, esse espaço aconchegante precisa ser valorizado. Vou comentar algumas atividades que podem ser feitas, para servirem de inspiração. A partir daí, é possível criar o infinito. Vamos lá:

1) Além da receita

Fazer um bolo é legal. Porém, mais bacana ainda é:

– Elaborar a lista de compras dos ingredientes junto com a criança – deixe que ela escreva o que será preciso usar, mesmo que cometa alguns erros.

– No supermercado, a criança poderá colocar os preços dos produtos ao lado dos ingredientes na lista, e somar quando chegar em casa (de cabeça, de preferência). É um ótimo trabalho de raciocínio lógico!

– Se você tiver mais de um (a) filho (a), pode dividir entre as crianças a lista de compras, e dar uma cestinha para cada. Você fica parada em algum ponto, observando-as de longe. Elas precisam encontrar os itens relacionados, colocar na cesta e voltar ao seu encontro. Maravilhoso para exercitar o concentração, leitura e reconhecimento do produto, além da objetividade.

– Incentivar que a criança leia toda a receita, separe os ingredientes, suas quantidades e depois a prepare.

– Elaborar o “Livro de Receitas da Família”. Dessa forma, a criança precisa copiar a receita para o caderno e depois pode colar uma foto da produção final. Além disso, pode acrescentar tempo de elaboração, dificuldade de execução etc. Fica lindo e é super divertido!

cozinha_filhos

2) Etiquetar alimentos

Esse é um dos meus exercícios favoritos! Com apenas etiquetas e um lápis, a criança pode escrever o nome de alguns alimentos e sair pelo espaço etiquetando-os. Caso estude em colégio bilíngue, vale escrever no outro idioma e fazer o mesmo. É uma excelente atividade de reconhecimento, escrita e busca.

3) Elaborando cardápios semanais

A prática facilita a vida de todos da casa. Na sexta-feira, você pode sentar com a criança e elaborar o cardápio da semana seguinte. É bacana fazer uma tabela de segunda a sexta, com espaço para as datas. Vocês criam as opções de cada dia, levando em consideração proteína, carboidrato, verduras, frutas etc. Assim, você garante o envolvimento da criança com os alimentos e a deixa mais animada para consumi-los, afinal ela participou do processo de elaboração do cardápio. É uma atividade muito importante e rica.

Já estou sentindo cheirinho de aprendizado na cozinha! Coloque o conhecimento, a alegria e a criatividade no forno. A sua casa é um maravilhoso espaço para se aprender brincando.

*Priscila Lambach é administradora de empresas e pedagoga. Fala sobre desenvolvimento humano e formação pessoal feitos com poucos recursos, de forma criativa e eficiente – desfazendo a ideia de que para educar bem é preciso investir muito dinheiro.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Priscila Lambach

Priscila Lambach

Nova perspectiva

close