A sustentabilidade pode ser o segredo do sucesso da sua empresa

A sustentabilidade pode ser o segredo do sucesso da sua empresa

As notícias sobre a escassez de água no reservatório da Cantareira impactam seus planos de negócio para montar seu próprio empreendimento? Se a resposta for não, você deveria rever seus conceitos. Citamos o exemplo da Cantareira por estar em maior evidência, mas ele pode ser substituído por uma série de outros fatores do nosso cotidiano que impactam o meio ambiente, desde o lixo que deixa de ser separado para a reciclagem até o desperdício de energia no cotidiano.

A grande questão é que estes pontos relacionados à sustentabilidade não são mais meramente uma questão de consciência cidadã. No mundo empresarial, ao contrário do que acontecia em um cenário de 15 anos atrás, deixar de lado a preocupação com o meio ambiente pode ser um passo direto para o fracasso do negócio.

Você também pode gostar:
5 desafios de uma empresa familiar
6 passos para sentir-se mais confiante no trabalho
Realidade no empreendedorismo feminino

Quem traz esta visão e nos apresenta o tamanho do impacto que as boas práticas ambientais podem trazer para um empreendimento, é a superintendente de sustentabilidade do Itaú Unibanco, Denise Hills. Ela explica, por exemplo, a diferença de apostar em um seguro que lhe garanta uma gama de serviços domésticos –  incluindo os serviços de um encanador – para um outro pacote de serviços que inclua, além do serviço de encanamento, um especialista que avalie a sua residência e possa te orientar a trocar uma lâmpada ou um eletrodoméstico, mostrando o quanto você pode economizar com energia elétrica a longo prazo se fizer este investimento.

A mesma lógica pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio, mas é preciso que as empreendedoras entendam o valor do dinheiro não só como uma ferramenta para geração de lucro, mas também como uma forma de criar um modelo negócio que gere benefício para um mundo melhor e mais sustentável. “Se trata de incentivar cada vez mais as boas práticas corporativas. Direcionar os recursos do banco para práticas mais inclusivas, mais dinâmicas, mais responsáveis”, destaca. Ela ressalta ainda a incongruência que seria uma instituição hoje financiar, por exemplo, uma empresa que notoriamente proporciona condições de trabalho desumanas para seus funcionários.

Denise reforça ainda que há uma preocupação institucional em precificar as boas práticas, tendo em vista que empresas sustentáveis são mais eficientes, ou seja, conseguem produzir mais com menos recursos. Vejam só como as coisas mudam, se há cerca de 15 anos os especialistas não acreditavam que seria possível mensurar práticas sustentáveis, hoje elas são cruciais para que um negócio permaneça no mercado a longo prazo.

sustentabilidade

“Saímos de um movimento em que gerávamos lucro e doávamos parte para a sociedade, para um movimento de continuar fazendo isso e compensar os danos causados pelo empreendimento. Além de uma empresa gerar resultado, é preciso saber se o fato dela existir gera um benefício a mais para a sociedade. Essas são as empresas que vão permanecer. Vou patrocinar empresas que fazem para o mundo o mesmo que quero em um mundo para mim”, afirma.

A ótica de quem está dentro da instituição serve como um norteador para quem está se estruturando para montar o próprio empreendimento. Vale ressaltar o diferencial que a sustentabilidade traz para o nosso atual contexto, em que tanto a energia elétrica quanto a água estão mais caras. “Agora que o preço da água subiu, utilizar o reuso aparece como uma medida mais viável para as empresas, o painel solar passa a valer a pena (em função da energia mais cara)”, comenta.

Neste sentido, ter uma empresa sustentável e que sirva de modelo para outras não é somente uma forma de agregar valor ao negócio e torna-lo para atrativo para receber investimentos e patrocínio, é também uma maneira de buscar alternativas para reduzir os custos em períodos de crise. Se você hoje enfrenta obstáculos para que seu empreendimento cresça, tente reavaliar seu plano de negócios de forma a torna-lo mais sustentável. Suas chances de sucesso podem aumentar consideravelmente.

 

Crédito das fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close