A vida após o aumento salarial

A vida após o aumento salarial

Você batalhou, dedicou-se e o resultado veio: vai receber um aumento da chefia! A notícia é de colocar brilho nos olhos de qualquer pessoa e a empolgação imediata. Mas afinal, você sabe como vai usar esse aumento daqui para frente? Saber que vão ter algumas cifras a mais na conta bancária todo mês é maravilhoso, mas é preciso ter cuidado para não deixar esse dinheiro evaporar sem que você perceba.

Antes do aumento tornar-se concreto, a gente costuma imaginar “minha vida podia ser bem mais confortável se eu ganhasse X todo mês”, e ai com esse salário hipotético nós vislumbramos um orçamento perfeitamente equilibrado. Muitas vezes o problema é colocar isso realmente em prática quando o dinheiro aparece.

É preciso lembrar sempre que não importa o quanto você receba, se o seu padrão de vida não estiver perfeitamente alinhado com essa realidade financeira, as contas vão sair do controle. E nós sabemos muito bem que o que não falta por ai é estímulo para gastarmos cada vez mais, não é? Então, seguindo aquela velha máxima de que “grandes poderes vem acompanhados de grandes responsabilidades”, o ideal é controlar os impulsos diante do aumento de salário.

Livre-se das dívidas

A melhoria salarial veio justamente em um momento em que as contas estão mais altas do que deveriam e as dívidas começando a crescer? Agora é o momento certo para reverter esse quadro. Tente reduzir seus gastos em casa, com cartão de crédito e as despesas com lazer, assim você terá uma folga maior para lidar com as dívidas que precisa pagar.

Avalie suas prioridades, as dívidas que são mais caras e que precisam ser quitadas com mais urgência. Procure renegociar aquelas com valor mais elevado e faça um planejamento do quanto você consegue comprometer-se com o parcelamento, para que não corra o risco de ficar novamente endividada. As vezes é melhor pagar a dívida por um prazo mais longo do que assumir um compromisso com o qual você não poderá arcar.

Em todo caso, se você souber administrar bem esse incremento no salário, o dinheiro vai lhe ajudar a ficar livre dessas dívidas com mais rapidez.

como controlar o salário

Aprenda a lição

Lembra que recentemente nós mencionamos uma pesquisa que apontou que 6 a cada 10 brasileiros voltam a ficar endividados um ano depois de limparem o nome? Pois bem, de nada adianta passar por um sufoco sem tirar uma lição daquele momento difícil.

Se você conseguiu sair do vermelho, reveja seus gastos e prioridades para diminuir suas despesas e evitar que isso aconteça novamente. Lembre-se do que falamos no início do texto, ainda que você aumente a sua renda, essa melhoria vai simplesmente desaparecer se você não tiver controle na hora de readequar o seu padrão de vida.

Está sem dívidas? Pense no futuro!

Se o aumento do seu salário veio em um momento em que você estava livre de dívidas e contas altas, agora é um bom momento de fortalecer suas metas para o futuro. Separe parte do seu salário para fazer investimentos ou um plano de aposentadoria.

Afinal, mais do que trabalhar pesado para ganhar dinheiro, é preciso aprender a fazer o dinheiro trabalhar por nós. Estude uma aplicação que esteja alinhada com o seu perfil de investimento e deixe a sua grana crescer!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close