Aprenda a combater o estresse financeiro

Aprenda a combater o estresse financeiro

O estresse acompanha a vida de muitas mulheres, especialmente se considerarmos a dupla jornada – onde encaramos o trabalho formal e, chegando em casa, ainda lidamos com as tarefas domésticas e cuidado com os filhos. Porém, a situação pode complicar quando o estresse financeiro se junta a toda essa confusão. Muitas pessoas acumulam dívidas que vem lhes tirando o sono, enquanto outras se arrepiam só de pensar na situação da conta bancária. Sem falar na alta taxa de desemprego que assola a população. Por isso, separamos algumas dicas que lhe ajudarão a evitar e lidar com o estresse financeiro.

Leitura complementar

Pílulas financeiras em SMS

Pílulas financeiras em SMS

Ver mais

Encare o problema

O primeiro passo é se conscientizar de que existe algo que está gerando estresse e lhe prejudicando. Muitas vezes, permanecemos em negação – como se fingir que o problema não existe fizesse com que ele, de fato, desaparecesse. Respire fundo e aceite que situação está aí e você precisa fazer algo a respeito.

Identifique sua origem

O estresse financeiro pode ter apenas uma raiz, mas também pode ter várias. Cabe a você fazer uma boa análise de sua vida, observando o que está lhe causando desassossego. Elabore uma lista com seus problemas, mesmo que, aparentemente, eles não tenham nada a ver com seu dinheiro. Depois, analise a questão mais a fundo e descubra a sua origem. Será que ela não é de ordem financeira? Por exemplo, você não está feliz com a escola que seu filho estuda e isso está deixando-a chateada, afinal, seria melhor que ele estivesse em uma instituição melhor. A origem deste problema pode ser a falta de dinheiro para bancar a mensalidade do colégio que você realmente almejava.

estresse-financeiro

Faça um “ranking de estresse”

Cada problema tem uma dimensão diferente: uma dívida absurda no cartão de crédito é mais grave do que a vontade de adquirir um bem e não poder. Identifique aqueles com maior peso e coloque-os como prioridade para resolver.

Conte com quem pode lhe ajudar

E não estamos falando apenas daquele desabafo com a melhor amiga. Existem ferramentas – inclusive aqui dentro do Finanças Femininas – que lhe ajudarão a lidar com seus problemas e se livrar do estresse financeiro. Um bom exemplo é o novo programa SMS Saúde Financeira, onde enviamos mensagens de texto diárias com dicas sobre endividamento, consumismo, desorganização financeira e muito mais. São pílulas de dicas e lembretes para que você esteja sempre em dia com seu bolso e não se desespere. Saiba mais aqui.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close