Aprenda a comprar melhor e economizar

Aprenda a comprar melhor e economizar

Fazer compras é uma delícia, todo mundo sabe. Tudo bem que passar uma hora no supermercado comprando produtos de limpeza não é tão gostoso quanto passar uma hora no shopping vendo maquiagem, mas ainda assim, é uma sensação boa – você está adquirindo produtos importantes para a sua casa (é o que eu me digo, pelo menos!).

Mas se você já sabe que vai comprar algo, nós temos algumas dicas para te ajudar a economizar um pouco e ser mais eficiente! Na hora de fazer uma compra, leve em consideração essas três perguntinhas básicas:

Vale a pena? Vamos dizer que você queira comprar uma bolsa nova. Você precisa se perguntar se você realmente precisa daquela bolsa ou se está apenas agindo por impulso. A gente entende que uma maxi-bolsa é uma coisa e uma clutch é outra e que as duas são tão necessárias para a nossa vida, algo que a maioria dos namorados e maridos por aí nunca irão compreender. Mas se as suas bolsas estão lindas e novas ainda, por que não tentar segurar um pouco o desejo e poupar esse dinheiro para o futuro? Pode ser a melhor maneira de comprar uma bolsa ainda mais bacana mais para frente…

Onde? Se você já sabe o que você quer, aproveite para buscar outras opções em outras lojas. Faça uma pesquisa de preços, para te ajudar a ver se você consegue encontrar alternativas iguais ou parecidas (que valham a pena, por favor!) mais baratas. Dê um Google, aproveite e passe no Buscapé, veja os e-commerces – quem sabe você não consegue encontrar a blusa que você queria com um descontinho?

Como? Você precisa pesquisar e entender como você pode ganhar vantagens na hora de fazer a compra. Sempre peça desconto se for pagar à vista. Se for parcelar, pense bem para não cair em alguma armadilha – pode parecer que 4 parcelas de R$ 100 não terão tanto impacto na sua vida, mas depois é a sua fatura do cartão que já começa todos os meses em um outro patamar, durante alguns meses. Como pensar em poupar, se todo mês você ainda está pagando pelas compras realizadas nos meses anteriores?

Você consegue esperar? Esse é o pulo do gato. Se você não tiver dinheiro para pagar à vista, é o caso de ver se você não pode esperar para juntar o dinheiro para aquela compra antes de comprar e ter que dividir em tantas vezes. Se você economiza para comprar algo, os juros trabalham a seu favor: você vai precisar de menos tempo do que imagina e de menos dinheiro para comprar aquela blusa nova, graças ao rendimento dos juros na sua poupança. Por outro lado, se você se financia e compra parcelado (ou pior, entra no cheque especial ou na dívida com o cartão), os juros jogam contra e só aumentam o valor da sua dívida. Fora que o gostinho de comprar algo depois de algum tempo poupando é outro!

Essas dicas valem para tudo. É claro que comprar um carro é totalmente diferente de comprar um batom. Mas com estes dois princípios básicos, você consegue ter um norte melhor na hora de decidir comprar o que quiser!

Vocês esperam para poupar e depois comprar ou compram tudo parcelado? Fazem pesquisa de preços? Contem pra gente nos comentários!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close