Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo

Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo

*Ticiana Paixão

Quantas vezes você já falou “Não tenho tempo para nada”, “Estou cheia de trabalho”, “A minha vida está um caos”? Aprender a gerenciar seu tempo é importante para conseguir realizar metas e alcançar objetivos. Com a correria do cotidiano, muitas vezes usamos falta de tempo como desculpa para procrastinar deveres e até lazer. Então, é preciso se organizar e deixar claro as prioridades. A seguir, uma série de dicas que podem te ajudar a vencer a falta de tempo:

1. Defina 5 atividades principais a serem realizadas naquele dia e anote para que não esqueça. Com poucas atividades, é possível se focar para realizá-las.

2. Distinga as tarefas “importantes” de “urgentes”, sabendo que uma tarefa importante é aquela que lhe traz valor e resultados para a sua vida pessoal ou profissional. Já uma tarefa urgente é aquela que tem de ser cumprida imediatamente.

como-gerenciar-tempo

3. Estipule períodos de tempo realizar as atividades. Anote os horários em que deve executar cada atividade e cumpra-os que rigor. Não deixe para depois o que pode ser resolvido agora

Leitura complementar

Organizador de Tarefas Semanal

Organizador de Tarefas Semanal

Ver mais

4. Delegue o que for possível. Se você estiver sobrecarregada, peça ajuda. No entanto, é importante não abandonar a responsabilidade pelo trabalho, a delegação exige acompanhamento frequente

5. Se dê alguns minutos de folga após a conclusão de uma atividade demorada. Estipule 15 a 20 minutos para uma pausa. Esse tempo serve para evitar que você também não fique parando no meio das atividades.

6. Evite interrupções durante a execução da atividade. Caso seja interrompida, só atenda se o motivo da interrupção for realmente muito importante. Se não for, deixe claro que não quer ser interrompida em outra situação.

Com organização e disciplina conseguiremos finalmente encontrar tempo para tudo em nossas vidas.

Conhece alguma dica que possa nos ajudar a gerenciar nosso tempo e realizar todas as nossas atividades diárias? Compartilhe conosco nos comentários.

*Ticiana Paixão tem 30 anos é casada, engenheira civil e responsável pelo blog Viver com pouco. Mora no Rio de Janeiro, cidade que tem um dos maiores custo de vida do país, isso fez com que ela começasse a procurar descontos, brindes e qualquer método que ajude a economizar no dia a dia.  Leitora de muitos  blogs e artigos sobre economia, começou a escrever seus post para compartilhar tudo que tem aprendido sobre esse tema. 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ticiana Paixão

Ticiana Paixão

close