Aprenda a investir na Bolsa sem correr riscos

Aprenda a investir na Bolsa sem correr riscos

Aquela premissa de que para investir na Bolsa de Valores é preciso ter um perfil de investimento mais agressivo já não é novidade para nós. Mas o que fazer quando você tem uma grande vontade de abrir uma carteira de ações, porém não tem tanta certeza se estará realmente disposta a encarar os riscos das aplicações?

Temos que admitir, não é uma decisão fácil para quem ainda está começando no universo do mercado de renda variável. Não ter a certeza absoluta da tolerância ao risco pode ser um fator decisivo para desmotivar uma investidora a aplicar dinheiro em ações. A boa notícia é que você não precisa aventurar-se logo de cara com o seu patrimônio, assim fica bem melhor, não é?

Pois bem, a ferramenta não é nova, mas muita gente ainda não conhece. A BM&F Bovespa e Folha têm uma parceria para manter o Folhainvest, que é um simulador da Bolsa de Valores. Nele você monta uma carteira de investimentos, tem um patrimônio inicial para começar suas operações e faz as aplicações exatamente da mesma forma como acontece na Bolsa de Valores, porém o dinheiro é fictício!

como usar o simulador da Bolsa

As vantagens

A grande vantagem de começar a entender melhor sobre a Bolsa de Valores usando essa ferramenta, é entender melhor como será seu comportamento diante dos resultados. Sendo assim, se você perder grande parte do seu dinheiro virtual em suas negociações, vai sentir qual será seu nível de tolerância para aquela situação. Este tipo de situação pode acontecer mesmo com as pessoas mais experientes, porque o comportamento do mercado de ações é realmente difícil de prever.

A diferença é que existem pessoas com sangue frio suficiente para lidar com essas baixas e manter o dinheiro investido para aguardar uma reviravolta no mercado. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para conhecer melhor o funcionamento das negociações, os tipos de ações disponíveis, etc. A partir do momento em que você passa a participar do simulador, é possível acompanhar os seus resultados, bem como o ranking dos melhores colocados em termos de ganhos. Vale lembrar que o simulador distribui prêmios para as melhores colocações, tais como cursos sobre investimentos, tablets, viagens, etc.

A seriedade para “brincar”

Para que o simulador realmente atenda ao propósito de te preparar para o mercado de renda variável, o primeiro passo é esquecer que aquilo é fictício. Você só poderá ter segurança sobre o seu comportamento diante do investimento se encarar a situação como se estivesse lidando com dinheiro de verdade.

Sem este senso, você não vai ter o espírito de encarar os investimentos como se estivesse fazendo em uma situação real, e aí de nada adianta fazer uma simulação.

 

E você, já testou o simulador ou tem vontade de fazer a experiência? Compartilhe conosco o que achou da ferramenta! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close