Borscht: Simples, barata e chique!

Borscht: Simples, barata e chique!

Meninas, hoje o Hora da Comida traz uma receita super chique e muito barata! Quer aliviar este calor com muito requinte? Então aproveite para aprender essa receita deliciosa! 

Restaurantes estrelados de São Paulo incluíram recentemente, em seus cardápios, sopas frias de beterraba. No restaurante Modi, uma das entradas é a sopa com capeletti (um único) e um bom fio de azeite, servida numa toça de drymartini. No Clos de Tapas, uma das entradas do menu daRestaurant Week era uma borscht com creme azedo e ovas. Hora da Comida foi atrás de receitas para fazer borscht em casa – um prato ótimo para o calor escaldante dos últimos dias, além de lindo e muito barato.

Antes de tudo, borscht é uma sopa de origem russa, feita originalmente com calda de carne, beterraba e outros vegetais, especialmente repolho. Ou seja, é uma sopa densa que tanto pode ser servida quente como fria. No Sul do Brasil, é comum o preparo da sopa no inverno, inclusive com o acréscimo de pedaços de carne bovina. Mas o mais comum, mundo afora, é servir a sopa fria, com um pouco de creme de leite fresco dissolvido no borscht ou, ao menos, uma colherada no centro, para que a pessoa vá misturando à medida que come.

No livro “The New Basics Cookbook”, as autoras dão duas receitas: uma para o inverno e outra, para o verão. A primeira leva caldo de carne, repolho e costela bovina que, ao final do preparo, é desossada e servida dentro da sopa. Acho que para nós, brasileiros, a segunda receita, por ser mais leve, é muito mais apropriada. E a sugestão é comer fria. Uma opção é servir com uma colher de coalhada seca, o que reduz as calorias. Mas, se quiser, pode dissolver um pouco de creme de leite, que parece ser o preparo do Clos de Tapas, porque o vermelho estava mais para rosa.

Modi (1)

Sopa de beterraba (borscht)

Ingredientes

4 beterrabas de tamanho médio descascadas e cortadas em pedaços

1 xícara de tomatinhos cereja

1 pimentão amarelo sem sementes cortado em pedaços

1 pedaço pequeno (4 ou 5 cm) de gengibre fresco picadinho

5 xícaras de água

suco de 1/2 limão

2 colheres de chá de açúcar

1 colher de chá de sal

pimenta do reino a gosto

ervas frescas, coalhada ou creme de leite fresco para decorar (se quiser)

 

Preparo

Coloque numa panela beterraba, tomates, pimentão e gengibre. Adicione a água e leve a fogo.

Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar até a beterraba ficar macia (30 m).

Deixe esfriar um pouco e bata num processador ou liquidificador. Talvez você tenha de fazer isso aos poucos para garantir que fique bem triturado.

Coloque numa tigela e acrescente limão, sal, açúcar e pimenta.

Leve para gelar.

Antes de servir, acrescente creme de leite fresco, coalhada e/ou ervas frescas picadinhas.

 

Autoria: The New BasicsCookbook

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close