Celular: Fale mais e gaste menos!

Celular: Fale mais e gaste menos!

O uso do telefone celular, tão essencial e corriqueiro na vida de todo mundo, acaba levando mensalmente uma fatia do orçamento bem salgada. Aliás, muitas vezes o gasto é bem maior do que poderia ser. O grande problema é que nem sempre as pessoas se organizam para ter um plano de telefonia que consiga atender as necessidades e gastam com tarifas altas.

como gastar menos com o celular, economizar com o celular, dicas para uso do celular, finanças femininas

Por exemplo, se você mora longe dos amigos ou da família e o celular é o jeito mais fácil de matar um pouquinho da saudade, o ideal é se programar para fazer essas ligações em horários com custo reduzido. Se as pessoas do seu ciclo são aquelas que não gostam ou precisam dormir cedo, conversar durante as madrugadas de segunda a sexta é uma opção. Entre 0h e 6h, o preço é mais barato. Nos sábados e domingos, depois das 14h, e também nos feriados, o valor das ligações também abaixam.

As conversas demoradas com o namorado(a) são as que mais costumam encarecer a conta. Neste caso, uma solução simples pode trazer alívio para os apaixonados. O ideal é que o casal procure planos telefônicos na mesma operadora. Em todas as empresas são oferecidos pacotes que lhe permitem falar de graça com alguns números, alguns ainda mais interessantes dão opção de conversar de graça com qualquer pessoa que seja da mesma operadora que você. Então, além do seu parceiro(a), é aconselhável ter o maior número de pessoas possível como clientes da mesma operadora que você.

Bom, esta saída é a mais econômica, mas o mais provável é que você ainda precise manter contato com pessoas que são de outras operadoras e que não tem interesse de trocar de empresa. Uma dica interessante, além da pesquisa loja a loja para saber quais planos de telefonia estão mais de acordo com o tanto que você usa seu celular, é uma ferramenta desenvolvida pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste. Eles desenvolveram um simulador para levantar os preços em cada operada, de acordo com o perfil sugerido.

Evite usar o telefone fixo para fazer ligações para celular, pois as tarifas são bem mais altas do que para outro fixo. Agora, no caso contrário, o custo pode ser menor de celular para fixo, dependendo do plano que você utilizar.

O uso do pré-pago acaba sendo vantajoso somente para quem usa pouco o celular. Se for preciso fazer muitas recargas por mês, de repente algum plano pós-pago possa ser mais vantajoso, tendo em vista que as tarifas para telefones de cartão são mais altas do que para os aparelhos de conta.

Fique atenta e gaste menos no fim do mês!  

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close