Classe C controla o orçamento e tem evitado endividamento, diz pesquisa

Classe C controla o orçamento e tem evitado endividamento, diz pesquisa

Aquele estereótipo de que a classe C abusa do crédito e compromete-se mais do que devia com dívidas caiu por terra.  Com um crescimento de 45 mihões para cerca de 100 milhões de pessoas nos últimos dez anos, a classe C passou por vários padrões de comportamento financeiro conforme o contexto da economia do país. Prova de que esta classe social possui um padrão de consumo ponderado é o fato de que 85% dos consumidores controla o orçamento o nível de endividamento. O dado faz parte de pesquisa feita pela Boa Vista SCPC em parceria com o Programa Finanças Práticas sobre o novo perfil da classe C, divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa contou com a participação de 1.000 entrevistados de todas as regiões do país. Apesar do recorte ser majoritariamente masculino (70% homens e 30% mulheres), a pesquisa reforça um comportamento comum quanto ao público feminino: o papel de atuar como gestora das finanças da casa.

Dentre os aspectos levantados nos hábitos de consumo, 35% das mulheres se disseram consumistas, enquanto o percentual do público masculino foi de 27%. No entanto, o diretor da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado, ressalta que esse padrão não remete ao consumo por impulso. “A mulher de forma geral, principalmente aquela que possui jornada dupla (em casa e no trabalho), define as prioridades de gasto e é quem fica responsável pela gestão financeira da casa, com ou sem filhos. No caso de ter crianças, ela é quem cuida principalmente do vestuário e dos gastos com educação. Então esse percentual mais elevado em relação ao público não significa necessariamente um consumo com si mesma”, afirmou.

familia_classe_c

Cuidados com as finanças pessoais

Entre os dados apontados na pesquisa, vale destacar que 80% dos consumidores tem o hábito de pechinchar antes de comprar. Além disso, 73% usa a internet como ferramenta de pesquisa antes de efetivamente comprar alguma coisa. O comprometimento a longo prazo também tornou-se uma preocupação, sendo que 77% dos entrevistados buscam prazos menores para o pagamento parcelado.

Segundo Dourado, a conscientização da classe C veio através do próprio aprendizado. “Até 2011 e 2012 tivemos o crescimento da inadimplência e um grande número de financiamentos, principalmente de automóveis. Hoje as pessoas estão mais atentas pela vivência e pela prática. As pessoas sabem que não é fácil limpar o nome. O cenário econômico e político também influi muito nisso, temos aumento da inflação, crédito mais restrito, aumento dos juros e a possibilidade de aumentar o desemprego”, explicou. O economista da instituição, Flávio Calife, acrescentou ainda que as novas medidas econômicas anunciadas pelo governo (que encarecem o crédito) devem ajudar a manter a tomada de crédito desacelerada.

A pesquisa mostrou também que a conscientização da família como um todo sobre finanças tem sido prioridade para a classe C. Dos entrevistados, 64% busca os meios de comunicação para controlar os gastos pessoais (programas de TV, sites de educação financeira, etc). Além disso, 86% compartilha informações sobre finanças pessoais com os membros da família.

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close