Como começar a investir?

Como começar a investir?

Não importa o tamanho do bolso, todas nós queremos dominar a receita mágica de sempre manter as contas em dia e ainda fazer crescer a grana que fica na carteira. O primeiro passo, sem dúvidas, é buscar um bom investimento. Mas como fazer isso?

Antes de mais nada, o ideal é que você organize suas despesas para saber exatamente quanto gasta para manter as contas e o que fica para você. Com a parte que ficou na sua carteira, defina quanto você vai separar para um bom investimento. Na hora de fazer essa avaliação, tente ser o mais generosa possível! Afinal de contas, o retorno será para você mesma!

Bom, agora que você já sabe o quanto vai tirar por mês para investir, trace uma meta para saber em quanto tempo você vai precisar do retorno deste investimento. A partir desta decisão, você já pode avaliar qual tipo te favorece mais: curto, médio ou longo prazo. Fica mais fácil resolver como começar a investir depois dessa triagem, não é mesmo?

comece a investir seu dinheiro

Avalie a inflação

Assim como você fica de olho no noticiário para saber onde exatamente a alta de preços anda pesando no seu bolso, é preciso ficar atenta ao índice para medir o retorno do seu investimento. Em momentos de inflação alta, como agora, seu dinheiro pode acabar ficando parado, dependendo da aplicação. Se quiser entender um pouco mais sobre os prós e contras de alguns tipos de investimentos disponíveis no mercado, o Finanças Femininas fez uma matéria exatamente sobre esse assunto.

Nunca se esqueça de ter clareza sobre a taxa de administração do rendimento e o seu nível de liquidez. No primeiro item você fica sabendo qual será o desconto para gerir o investimento, no segundo você define a melhor aplicação de acordo com o tempo que vai precisar ter o dinheiro de volta em suas mãos.

Conheça-se antes de investir

Nós sempre insistimos na definição de um perfil e você pode até se perguntar o motivo. Na verdade, é bem simples: não adianta querer calçar um sapato que não cabe no seu pé! É muito comum ver as pessoas investindo no que está na moda, mas isso não passa de um grande erro.

Pense de forma bem direta: imagine aquela amiga ou amigo que você sabe que tem talento para aplicar dinheiro e que já se deu super bem com isso. É bem possível que sua ideia seja descobrir o que ela fez para conseguir esse resultado e seguir o mesmo caminho. Se estiver pensando assim, você está desconsiderando as diferenças que todos nós temos no modo de pensar.

Não adianta querer fazer o que o outro fez se não pensamos como ele. Suas aplicações só terão chances de dar certo se você escolher o investimento que se alinhe ao seu jeito de pensar, com a sua conduta. Assim, as possibilidades de acertar e conseguir bons resultados aumentam.

aprenda a investir seu dinheiro

Hora de estudar!

Quando o assunto é dinheiro, nada pior do que dar tiro no escuro, não é mesmo? Então prepare-se para tirar um tempinho da sua rotina para se dedicar aos estudos! Antes de investir seu dinheiro, o ideal é que você leia bastante e absorva as principais dicas dos grandes especialistas no assunto. Para te ajudar, nós te indicamos uma lista de livros especializados em investimentos, elaborada pela revista Exame. As dicas abrangem investidores iniciantes e com perfis conservadores, moderados e ousados.

Ao final de toda essa análise, você provavelmente estará mais segura para escolher o investimento mais adequado para as suas necessidades. Se ainda assim não quiser tomar essa decisão sozinha, que tal levar sua avaliação para uma consultoria financeira? Assim você pode tirar as dúvidas que restarem e saber se teve o pensamento correto na hora de imaginar um investimento.

E você, como investe seu dinheiro? 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close