Como economizar no amigo secreto

Como economizar no amigo secreto

Entre a agenda de 2017 para o amigo secreto do trabalho, o pijama para o da família, a caixa de chocolates para o dos amigos da faculdade e a caneca para o da academia, o valor dos presentes pode acabar pesando no bolso.

Criado para viabilizar o nosso costume de trocar presentes no Natal e ainda promover um momento de interação, o amigo secreto tradicionalmente deveria reduzir os gastos com presentes. Segundo uma pesquisa feita no ano passado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 60% dos brasileiros costumam participar de algum amigo secreto e para 30% deles o principal motivo é economizar. Sabemos, entretanto, que de evento em evento a brincadeira pode sair mais cara do que o esperado. Confira algumas dicas para controlar os gastos nesse fim de ano.

1) Reduza o valor dos presentes
Essa é a medida mais simples de aliviar os gastos com a brincadeira. Da mesma forma, como você está preocupada com o orçamento, é bem provável que os seus amigos também estejam: o SPC Brasil e a CDNL estimam que os presentes levarão de cada brasileiro uma média de R$ 465 neste fim de ano. Por isso, não tenham vergonha de conversar sobre custos enquanto organizam as comemorações. Façam sugestões e cheguem a um valor que agrade aos participantes. Lembrem-se que o mais importante, na verdade, é que vocês comemorem a passagem desse ciclo juntos.

2) Use a criatividade
Na hora de combinar a troca de presentes, o DIY pode parecer meio fora da realidade para algumas pessoas. Mas a verdade é que não é preciso ser profissional para criar um item que agrade: pode ser uma receita de família que você faça bem, uma foto bonita que tenha tirado, algum item que saiba costurar, uma pintura, poema ou mesmo um serviço que saiba oferecer. Existem diversos sites que podem ajudá-la a encontrar uma inspiração: seja criativa, pesquise e encontre boas ideias.

3) Preste atenção ao que a pessoa gosta
Conhecendo bem a pessoa pode ser ainda mais fácil encontrar um presente que irá deixá-la feliz e sem gastar tanto para isso. Se você sabe que ela gosta de cachorros, praia ou sorvete, por exemplo, pode buscar um item que remeta a essas preferências. Alguma história pessoal de vocês duas também pode acabar gerando um presente personalizado e divertido.

economizar_amigo_secreto_interna

4) Fique de olho nas condições das lojas
Nesse período do ano, além de boas promoções, também é possível encontrar lojas oferecendo fretes grátis e boas condições de pagamento. Faça pesquisas em sites de comparação de preços para encontrar boas oportunidades e economizar nas suas compras.

5) Se achar necessário, recuse algumas comemorações
Por mais difícil que seja se recusar a participar de um amigo secreto, você precisa se dar a liberdade de dizer não a alguns eventos, se achar necessário. A sua saúde financeira precisa ser preservada para que você comece 2017 no azul e pronta para conquistar seus sonhos.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Mariana Ribeiro

Jornalista com sotaque e alma do interior. Longe das finanças, passa o tempo atrás de música brasileira, rolês baratos e ônibus vazios. Acredita que o mundo seria outro se as pessoas tentassem se ver.
Fale comigo! :) mariana@financasfemininas.com.br

close