Como evitar desgastes com colegas de trabalho

Como evitar desgastes com colegas de trabalho

Você já chegou em casa com a sensação de que o que mais te cansou não foi o trabalho, mas a tensão no ambiente em que trabalha? Muitas vezes, somos afetadas por desgastes com nossos colegas. É importante reconhecer o que os causa e tentar amenizar o problema. Afinal, passamos a maior parte do dia no trabalho e quanto maior for a qualidade desse tempo, melhor será para nosso bem-estar.

Como evitar

“Saber respeitar as diferenças é o primeiro passo. Respeitar diferenças de sotaques, de orientação sexual, de time de futebol pelo qual se torce”, afirmaVagner Sandoval, especialista em gestão de pessoas, liderança e coaching executivo e professor do IBE-FGV.

É essencial que todos se sintam confortáveis no ambiente de trabalho. Independente de qualquer diferença, seja de opiniões ou de gostos, o respeito deve sempre prevalecer.

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Segundo Sandoval, outra atitude que pode ajudar a impedir o desgaste é se colocar à disposição para ajudar. “Às vezes, uma pessoa vê que a outra está precisando de ajuda, mas não a auxilia”, diz.

A empatia também é fundamental no dia a dia, segundo o especialista. “Coloque-se no lugar da outra pessoa antes de passar a bola para ela. Entregar um produto ou serviço bem feito ajuda a evitar desgaste”, afirma.

No trabalho, a colaboração é essencial. Se um integrante da equipe estiver com alguma dificuldade ou problema, é uma oportunidade para que surja a cooperação, algo tão valorizado pelas empresas.

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Situações desgastantes

O especialista ressalta que pessoas com atitudes arrogantes e prepotentes, que agem como se soubessem tudo, costumam causar tensões. “Quando o comportamento folgado entra em ação, isso gera atrito. É o caso de quem terceiriza o serviço para outros”, diz ele.

Situações de disputa por crescimento também podem aumentar as tensões no ambiente de trabalho. “Quando há disputa por uma vaga e os critérios (de seleção) não são claros, quando um quer passar por cima do outro, isso também é desgastante”, afirma.

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O papel das chefes

Nessas situações de conflito, como as chefes podem ajudar? “Estando por perto, estando presente na operação o máximo possível. Se ficar trancada na sala, longe da equipe, as informações podem chegar a ela distorcidas. Ela não deve se basear só em informações de terceiros”, diz Sandoval.

De acordo com o especialista, as chefes devem usar o feedback logo após a ocorrência de fatos que geraram atrito. “Isso ajuda a corrigir o comportamento errado. O desgaste surge por um problema que não foi resolvido. Quanto mais frequente for a comunicação com a equipe para entender os problemas e o que pode ser feito (para resolvê-los), melhor”, afirma.

Como superar o desgaste

Se você está passando por uma situação desgastante, é importante tentar resolvê-la ou pelo menos diminuir sua intensidade.“O desgaste abala mesmo. Se for com o chefe, a funcionária pode até ser demitida. Use a empatia para entender o ponto de vista contrário ao seu. Procure encontrar pontos de convergência. É importante achar aliados, e não inimigos”, recomenda Sandoval.

Porém, se não for possível eliminar a causa do desgaste, é preciso tratar seus efeitos. “Faça algo que lhe traga prazer para tirar a carga negativa, o estresse do trabalho”, diz. No entanto, cada um conhece os próprios limites. Dependendo da situação, vale a pena considerar mudar de área (na mesma empresa) ou de emprego, segundo ele.

Fotos: Shutterstock

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Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

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