Como investir com inflação alta?

Como investir com inflação alta?

É só ir ao supermercado para ter certeza de que a inflação está alta. Agora, como há muito tempo não se via no País, nós brasileiras estamos sentindo na pele o aumento dos preços. O cenário econômico está instável e dá medo. Mesmo assim, isso não deve ser desculpa para não investir – pelo contrário! Agora sim é que investir se faz realmente necessário, pois é só assim que dá para manter o nosso patrimônio e não ver o nosso poder de compra minguar conforme a inflação avança…

É sempre bom ter cautela e entender o que está fazendo. O primeiro passo é guardar um pouquinho de dinheiro todo mês. Continue lendo nossas matérias, acompanhando o jornal e conversando com suas amigas. Dessa maneira vai tratar com mais facilidade e pode se dar bem. Para você fazer uma escolha certa, reunimos algumas dicas. Confira:

Para começar
Acompanhe o cenário do país, ou seja: os preços estão variando e a inflação não para de aumentar? Então escolha ativos que rendem conforme as taxas de mercado variam. Bons exemplos disso são os Fundos DI, títulos do governo como LFTs e CDB. Outra opções são os investimentos com renda pré-fixada, como os títulos do Tesouro Direto LTN e NTN-F.

Já investe?
Se você já tem o seu dinheiro investido, veja como suas aplicações estão performando e se elas continuam sendo uma boa opção em tempos de inflação elevada. Acompanhe o andamento da economia todos os dias. Lembre-se que todo investimento tem riscos e você não está fora disso. Então se cuide, mas fique atenta ao mesmo tempo. Se estiver perdendo muito dinheiro, talvez seja hora de resgatar e procurar uma outra opção. As vezes os investimentos com mais riscos podem oferecer mais segurança nestes momentos. Por incrível que pareça…

Converse com seu gestor
Para as mulheres que aproveitaram e escolheram um fundo de investimento a melhor coisa a fazer é conversar com o gestor dele. Se ficar em pânico é provável que tome a decisão errada e perca dinheiro. Então se acalme! O cenário econômico é como um avião voando no céu – tem períodos de turbulência e outros de céu de brigadeiro. Fique firme e troque ideias. Então procure o seu gestor e ouça com calma o que ele tem a dizer. A partir desta conversa você decide o que faz. Não seja ansiosa e tome decisões precipitadas.

Qual seu principal medo?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close