Como motivar quem você ama a economizar com você

Como motivar quem você ama a economizar com você

Você já se conscientizou da importância de economizar, mas quem está ao seu lado ainda está longe de se preocupar com dinheiro? Você pode ajudá-lo (a) a enxergar o quanto é fundamental ter as finanças em ordem. A colaboração de quem você ama será essencial para que consigam atingir os objetivos em comum.

Em uma matéria do site Go Girl Finance foram listadas sugestões de como motivar o (a) parceiro (a) a economizar, confira.

1. Foque em seus planos

Se você tem o hábito de poupar, é provável que já tenha muitos projetos. Se este não for o caso de quem está com você, incentive-o (a) a fazer planos também. Quando há um esforço conjunto por objetivos em comum, fica fácil se acostumar a economizar. Se precisarem guardar parte do salário nos próximos meses para a tão desejada viagem de férias no fim do ano, ele (a) não verá isso como um sacrifício, e sim como um passo para a realização de um sonho.

2. É hora de vocês se organizarem

Se você consegue planejar o orçamento e tem disciplina para investir parte do salário todos os meses, motive (sua) parceiro (a) a fazer o mesmo. Para facilitar, vocês podem utilizar a Planilha Amiga do Orçamento e aplicativos como Orçamento Inteligente e Minhas Economias. Depois de colocar o orçamento em ordem, é hora de você pensarem em investimentos. Neste caso, é interessante analisar o perfil de investimento do casal para avaliar se é uma boa ideia investirem juntos, ou se é melhor fazerem as aplicações separadamente.

como-ajudar-parceiro

3. Livrem-se das dívidas

Se seu (sua) parceiro (a) tem dívidas, é hora de buscar um caminho para  se livrar delas o mais rápido possível. O mais importante é entender como elas foram geradas e mudar hábitos financeiros para não se endividar novamente. Deixe claro que isso pode comprometer a qualidade de vida e adiar os sonhos do casal. Além disso, o excesso de dívidas pode ser a origem de desentendimentos entre vocês. Procurem conversar abertamente sobre o assunto para evitar desgastes na relação.

4. Reservem parte do dinheiro para coisas divertidas

Mesmo poupando, vocês não devem se privar de coisas que lhes fazem bem, como ir ao cinema ou sair com amigos. Dependendo do quanto tiverem que economizar, podem reduzir a frequência desses passeios, mas não tirá-los da vida de vocês. Senão, economizar será um sacrifício. Incluam esses pequenos prazeres no orçamento mensal, assim  vocês não perdem o controle dos gastos nem se privam de diversão.

Fotos: Shutterstock
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close