Como organizar as despesas no salário?

Como organizar as despesas no salário?

“Oi gente, tudo bem? Preciso de uma ajudinha! Sou contratada de uma empresa privada de grande porte. O salário é bom, mas o pagamento é dividido todo mês. Funciona da seguinte maneira: no 5º dia útil do mês, cai 40% do salário com todos os descontos acertados anteriormente. E no dia 20 recebo os 60% que restava. O ‘problema’ é que todo mês é a maior confusão e eu não consigo me organizar. Podem me ajudar?”, questionou Fabiana, nossa leitora.

Se organizar o salário já é uma dificuldade, fica ainda pior quando ele vem dividido. A prática de dividir o salário em duas parcelas é comum em empresas privadas, fazendo muita gente se perder nas compras (e nas dívidas). Portanto, a dúvida da nossa leitora Fabiana é pertinente e precisa ser discutida.

O jeito é ser organizada! Não tem como fugir da responsabilidade e simplesmente ir passando o cartão de débito. Veja qual é a nossa sugestão para manter a sua vida organizada financeiramente:

Leitura complementar

Planilha de Diagnóstico Financeiro

Planilha de Diagnóstico Financeiro

Ver mais

Faça uma análise do seu holerite e, se necessário, procure o R.H. da empresa que trabalha para esclarecer todas as dúvidas. Entenda quanto e quando é descontado todo mês. Desta forma, você consegue entender melhor o seu salário.

Liste todos os seus gastos e coloque ao lado de cada conta a data de vencimento. As despesas fixas, como conta de condomínio, parcela do apartamento, televisão a cabo, entre outras, você deve deixar para pagar no dia 5 do mês. O ideal é que você pague logo no início do mês todas as pendências fixas e importantes.

Deixe para o dia 20 todas as despesas variáveis, como a conta de telefone celular. Com o passar dos meses você sabe quanto gasta na média e consegue fazer uma projeção de gastos no mês seguinte. Antes disso, organize-se!

O segredo para fazer o seu dinheiro render mais ainda é ter um investimento em aplicação automática. Desta forma, você já se paga antes e garante que continua investindo a sua grana. Outra alternativa é fazer isso manualmente, só que de forma religiosa e sem atrasos. A data ideal para fazer o investimento é no começo do mês, ou seja, com a primeira parte do seu salário.

Tenha disciplina e guarde dinheiro todo mês! Isso é super importante para o seu futuro. Liste os seus sonhos e bole uma estratégia para conseguir realizar poupando e investindo.

cartão de crédito pode ser usado por quem é muito organizada, mas com controle. O risco que você corre é o de acabar se esquecendo de todas as parcelas e não conseguir pagar o valor total da fatura. Se você não é organizada, melhor deixar o cartão de crédito na gaveta e usar o de débito no dia a dia.

O ideal é que você divida os seus gastos entre os essenciais (que devem corresponder a 50%) do seu salário, os supérfluos (30%) e os investimentos (20%). Assim você consegue se manter organizada e ter uma vida financeira equilibrada. Para conhecer este método de organização mais a fundo, assista ao nosso curso online!

Qual é a sua confusão na hora de se organizar financeiramente?
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close