Como planejar-se melhor e acabar com os inimigos da organização

Como planejar-se melhor e acabar com os inimigos da organização

*Rafaela Oliveira

Para algumas pessoas, organizar a casa, pode soar como uma tarefa difícil  ou impossível de fazer por conta de vários fatores. Sem a gente se dar conta, a bagunça tomou conta de casa e pior, da nossa vida.  Abaixo, você vai conhecer os cinco grandes inimigos da organização e soluções simples para evitar e acabar com eles.

Tempo

Pode-se dizer que o tempo é o inimigo número 1. Nossa vida é uma correria e temos que “rebolar” para dar conta do trabalho, dos filhos, da casa, da beleza, entre outras tarefas, não é verdade? Organizar e fazer as tarefas da casa, pode ficar em segundo plano, já que o queremos após um dia cansativo de trabalho é: chegar em casa, tomar o banho e descansar. Quando percebemos, a bagunça dominou nossa casa e, junto com ela, surge o desânimo, preguiça ou falta de motivação.

Solução: Para quem não dispõe de tempo, antes de começar a dar um jeito na casa é preciso se organizar. Organizar as tarefas por etapas, ajudará muito. Claro, não vamos ver a casa organizada de um dia para outro, por isso é preciso  ter paciência e organizar aos pouquinhos. A medida que for organizando, verá os resultados maravilhosos da organização e não vai querer parar… A dica que dou é separar as tarefas de organização e limpeza por dias da semana.

Falta de ânimo, motivação ou preguiça

A falta de ânimo pode estar relacionada à noites mal dormidas, excesso de trabalho, stress e claro, a falta de interesse. Se você não tem interesse ou tem medo de mudanças, será difícil começar a organizar.

Solução. Pense nas vantagens da organização. Uma casa organizada, não é uma casa cheia de frescuras, e sim, um ambiente saudável e prático para todos. O tempo que perderá procurando um documento na pilha de papéis ou uma blusa na montanha de roupas, é o tempo que você ganharia para começar um novo projeto, executar outras tarefas e ter mais qualidade de vida. Para ficar mais claro, cinco minutos perdidos por dia, totaliza um tempo de 2 horas e 30 minutos perdidas no mês, o que é muito tempo perdido.

Outra dica que ajuda muito é procurar algo que dê prazer durante as tarefas, como escutar uma música, por exemplo. A música torna as tarefas mais divertidas e o tempo passa voando, experimente! Se gosta de cantar enquanto trabalha, manda ver! Tudo é válido para deixar as tarefas prazerosas e você mandar a preguiça ou falta de vontade pra bem longe. Chame a família para ajudar nas tarefas de casa.

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Procrastinação

Está aí o grande inimigo da organização. Se você é daquelas que gosta de deixar tudo para depois, você faz parte desse time, então pule para a solução abaixo. Se você já pensou em procrastinar, tome muito cuidado, pois quando você menos imagina está procrastinando.

Solução: lista de tarefas sempre! Anotar todas as tarefas e compromissos no papel em formato de listas, fica difícil esquecer e você controla melhor o tempo para cada item da lista. Reserve alguns minutos para fazer a lista do dia, ou a lista do mês.

Desorganização financeira

Você acaba de receber o salário, ebaa! Dim -dim no bolso, agora é só aproveitar.  Uma parte do dinheiro voa  mais rápido do que um foguete, não é mesmo? Depois do torra, torra, você chega em casa e pensa: será que estava realmente precisando disso? Resultado: item parado e ocupando espaços.  Comprar é uma delícia e eu adoro! Comprar exageradamente, ou comprar aquilo que não  sabe nem se vai usar, só porque estava em promoção é um perigo para o orçamento. Para mim, a organização financeira é tudo e reflete diretamente na auto- estima das pessoas. Se organizar financeiramente é controlar melhor os gastos e investir nos seus sonhos.

Solução. Compre aquilo que realmente precisa. Faça planilhas de gastos todos os meses para ter um maior controle de como usar melhor seu dinheiro.

>> Aproveite e baixe a nossa planilha amiga de orçamento!

Apego

Quando vamos organizar a casa, o closet, ou qualquer ambiente, o primeiro passo é desfazer-se do que não é mais usado, ou que está guardado por muito tempo, recheado de poeira. O desapego é uma palavra que envolve o emocional, por isso é o processo mais delicado da organização. Manter os itens não usados no armário, é roubar espaços preciosos, por fim, atrapalhar a organização.

Solução. Trocar o armário, não é a solução. Sei que poderá ser muito difícil se desfazer daquela blusinha fofa, mas se você não a usa, está na hora de passar para frente, ou melhor, doar para quem realmente precisa. Acredite, além de fazer uma boa ação, em troca terá um armário organizado, prático e com espaços extras para organizar o que quiser.

Espero que esse post possa ajudar a de alguma forma.

Boa sorte!

*Rafaela Oliveira, é designer de produto e de interiores, além de fundadora do Organize Sem Frescuras. Chega ao Finanças Femininas para falar auxiliar a manter uma vida organizada, prática e econômica.

Fotos: Shutterstock

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