Como se preparar para as despesas de janeiro

Como se preparar para as despesas de janeiro

Dezembro é sempre festa, com 13º, Natal, férias e champagne… Mas o que a gente sempre esquece é que depois da comemoração, vem a ressaca, não só das festas de Reveillon, mas também das suas finanças. Janeiro é sempre um mês atípico, no qual costumamos gastar muito mais do que no resto do ano. Tem IPVA, IPTU, matrícola das escolas e compra de material escolar. Se você não quer ser pega de surpresa no começo do ano, montamos um guia para você se preparar para as despesas de janeiro.

Como pagar as suas contas
Se você tiver caixa sobrando (olha lá aquele 13º dando sopa!), o melhor que você pode fazer é pagar o IPVA e o IPTU à vista. Para pagar à vista, você ganha 6% de desconto no IPTU e 3% no IPVA em São Paulo. Pode parecer um desconto pequeno, mas se você fizer a conta, vai ver que o valor que você economiza faz diferença sim.

No entanto, isso serve como emergência. O certo mesmo é você se preparar ao longo do ano e fazer uma reserva para pagar estas contas. Com o ano já terminando, muitas vezes não temos nem como começar a pensar nisso, mas para o próximo ano, você já pode começar a se planejar!

Negocie as despesas escolares
Não parece que dá, mas você sabia que consegue sim negociar a mensalidade da escola dos seus filhos? O que não pode ter é preguiça: vá até a escola e converse na secretaria. Você pode encontrar uma forma de pagamento que seja mais prática para você. Se conseguir adiantar a despesa e pagar à vista, você pode obter descontos importantes, como um mês de mensalidade de graça. Faz diferença!

Vale o mesmo para a compra de material escolar. Procure não parcelar a compra, para não juntar com o resto das compras que você fez e parcelou no fim do ano. Então na hora de pagar, não se esqueça de pedir um desconto! Você pode (e deve) pesquisar em outras lojas, para encontrar bons negócios.

Cuidado com o cartão de crédito para as compras de Natal
Pode parecer a coisa mais prática do mundo comprar todos os presentes de Natal no cartão e parcelar em váaaarias vezes: você compra o que quer e não precisa se preocupar com pagar tudo de uma vez só. Mas uma hora a conta chega: a fatura do cartão de crédito costuma ser uma surpresa e tanto em janeiro, com todas as contas chegando junto.

Então tome cuidado na hora de fazer as compras de fim de ano. É sempre melhor pagar à vista, com base no que você tem na conta no banco. Se estiver faltando dinheiro, confira as nossas ideias de presentes de Natal que você pode fazer para sua família e suas amigas!

Planeje para o próximo ano
Pode parecer que está tão longe, mas você pode aproveitar agora para começar a planejar o pagamento de contas como o IPVA e o IPTU no ano que vem. Você não sabe o quanto elas custam? Se você economizar um pouco todo mês, o pagamento dessas despesas no começo do próximo ano vai ficar muito mais fácil. Para isso, você divide o valor dos impostos por 12 e separa aquele dinheiro todo mês na sua poupança. Poder pagar essas contas sem sofrimento na virada do próximo ano é um presente que você se dá!

Vocês gostaram? Alguém tem algum esquema bom para se preparar para todas as contas de janeiro? Conte nos comentários!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close