Como se tornar uma mulher poderosa

Como se tornar uma mulher poderosa

* Carolina Ruhman Sandler

Meninas, hoje é um dia para comemorar. Eu sei, tem muita gente que acha que o Dia Internacional da Mulher é uma data sem tanta importância, ou que todo dia deveria ser o dia dela. Mas precisamos nos lembrar hoje é um dia para lembrar e celebrar a luta pelos direitos da mulher. Se você acha que isso não é com você, vale lembrar que o IBGE aponta que existe ainda uma diferença salarial entre homens e mulheres de 28% no Brasil!

Sentiu o drama? Essa semana saiu uma pesquisa do Data Popular, que mostra que apesar de um avanço na massa de renda das mulheres muito maior do que o dos homens nos últimos dez anos (83% contra 45% no mesmo período!), a renda da mulher brasileira neste ano vai atingir o mesmo patamar da renda masculina de dez anos atrás. Sim, exatamente isso: hoje, as mulheres do Brasil ganham juntas o mesmo que os homens ganharam em 2003…

Acho que consegui pegar a sua atenção. Então vejo que temos muito a comemorar, mas ainda há muito a ser feito!

A melhor forma de a mulher atingir um patamar de igualdade com o homem é através da independência financeira. O que mais ouço são justificativas: “mas eu não entendo nada de dinheiro!”, “eu não tenho tempo!”, “o meu ____ (marido, pai, gerente…) já cuida disso para mim, para que preciso me envolver?”. Mas enquanto tem uma outra pessoa cuidando dos seus interesses, você não está no controle! E será que o outro vai conseguir cuidar tão bem quanto você gostaria? E o que acontece se esta pessoa não estiver mais lá um dia desses?

Eu não quero ser fatalista, mas isso só mostra a nossa dependência. Esse papo que os homens entendem mais de dinheiro do que nós mulheres é mentira! Eles só tiveram mais tempo para aprender isso do que nós. Ou será que quando as mulheres não tinham direito a voto, os homens sabiam votar melhor do que elas?

Então aproveite e comece a se dedicar à busca da sua própria independência financeira. Quando você está no controle, você tem a sua liberdade garantida para fazer o que você acha certo para a sua vida. Com controle das suas finanças, você consegue transformar seus sonhos em planos concretos. Quer presente melhor do que esse?

Então mãos à obra! Você precisa começar por algum lugar, então aproveite para ler nossos textos e tirar as dúvidas que você tiver com a gente. Leia livros, comece a ler o noticiário econômico, busque alguém com quem conversar. Encontre o seu motivo pessoal para querer de fato assumir este controle, para quando você estiver cheia de dúvidas e cansada, ainda assim não desistir. E se faltar alguém para você conversar, mande um email para nós no faleconosco@financasfemininas.uol.com.br!

Um beijo enorme,

Carolina

* Carolina Ruhman Sandler é a fundadora do Finanças Femininas

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close