Como ser mãe pode lhe ajudar a desenvolver sua carreira

Como ser mãe pode lhe ajudar a desenvolver sua carreira

*Luciana Cattony

Ser mãe e construir uma carreira de sucesso pode ser um desafio. Segundo pesquisa recente da FGV, pelo menos 48% das brasileiras entrevistadas foram demitidas no período de até dois anos depois da licença. A pesquisa também aponta que após seis meses de estabilidade, a probabilidade de demissão de mulheres que acabaram de se tornar mães é de 10%.

O número de gestantes movendo processos trabalhistas também tem aumentado no Brasil. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, a quantidade de novos processos envolvendo rescisão de contrato de trabalho de gestantes subiu 23,3% entre 2014 e 2016.

Infelizmente, a gestação e a maternidade ainda são vistas por muitas empresas como um “obstáculo” na carreira da mulher. Normalmente, são as mães que levam os filhos no médico quando adoecem, assim como na creche, e sofrem maior preconceito no mercado de trabalho.

Um novo olhar

Não é o fato de levar o filho numa consulta que afetará a carreira da mulher. Pelo contrário, se a mulher se sente acolhida no ambiente de trabalho e reconhece a empresa como grande apoiadora nessa fase importante, naturalmente ela se tornará mais engajada e satisfeita.

Pais e mães que ficam em casa para criar seus filhos não estão apenas cuidando de suas famílias. Os bebês de hoje serão os futuros cidadãos, profissionais, consumidores, eleitores. Um período tão importante não pode impactar de forma negativa a vida profissional dos pais.

ser-mae-carreira

Além disso, a maternidade desenvolve vários “soft skills” – características e habilidades de comunicação, atitudes e afins que melhoram a interação do indivíduo com o mundo que o cerca – que podem ser utilizados também na carreira. Habilidade de assumir riscos, esforço e sacrifício, automotivação, planejamento, gestão de recursos, comunicação e oratória, gestão, liderança e capacidade de negociação são apenas algumas dessas habilidades exercitadas diariamente pela maternidade.

Pesquisas em revistas conceituadas como a Forbes e artigos acadêmicos mostram que as mulheres que são mães, em comparação aos seus pares sem filhos, aumentam o grau de produtividade após o primeiro ano do bebê. Além disso, a maternidade faz com que as mães se tornem seres humanos mais empáticos. E quem não quer funcionários produtivos e empáticos?

As mães precisam ser apoiadas em suas escolhas. Devem ser incentivadas a seguirem suas carreiras, caso esta seja a sua vontade. Pensando que a grande maioria das mães se sente diminuída e insegura ao desejar retomar a carreira, o projeto “Real Maternidade – De Volta ao Trabalho” surge para dar aquela força. Ele tem o objetivo de ajudar mães, pais, empresas e a sociedade em geral a enxergarem a maternidade sob uma nova perspectiva e mostrar como aplicar os aprendizados adquiridos com a maternidade na vida profissional da mãe.

O projeto apresenta dicas preciosas sobre como abordar as habilidades desenvolvidas no período de afastamento do mercado em entrevistas, na hora de montar o currículo, atualizar o LinkedIn e até o portfólio. Além disso, mostra iniciativas bacanas a respeito do tema e serve como inspiração – enfim, é uma ferramenta de empoderamento e melhoria de qualidade de vida das famílias.

Iniciativa para as empresas

Com objetivo de fortalecer uma cultura organizacional que valoriza as mulheres e mães no ambiente de trabalho, eu, Luciana Cattony, idealizadora do Real Maternidade, e Susana Zaman, engenheira de produção, especialista em RH e idealizadora da Nutrimãe, nos unimos para levar às empresas um novo serviço. Nós prestamos consultoria, realizamos palestras e programas que valorizam a mulher e a mãe no ambiente de trabalho, mostrando que a maternidade pode inspirar um ambiente corporativo engajador, produtivo e feliz.

Está na hora de pensar diferente para vencer o preconceito! Com consciência, orgulho e felicidade.

Vamos lá?

*Luciana Cattony é publicitária e fundadora do site Real Maternidade.  Luciana tem como objetivo facilitar a vida das mães e levar leveza e alegria para a rotina delas. Siga o Real Maternidade no Facebook e Instagram.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Luciana Cattony

Luciana Cattony

Real Maternidade

close