Como ter uma vida saudável em 2018 sem gastar muito dinheiro?

Como ter uma vida saudável em 2018 sem gastar muito dinheiro?

*Liv Gitahy

Começo de ano é a época em que muitas de nós traçamos novos objetivos, e geralmente uma vida saudável está nessa listinha, não é mesmo? Passamos dias imaginamos como serão nossas vidas com essa realização, mas quem nunca chegou no segundo semestre sem ter dado o primeiro passo em relação a esse grande sonho?

Por esse motivo, listei esse passo-a-passo para que possamos ter maior efetividade para realmente conquistarmos nosso objetivo sem extrapolar o nosso orçamento, afinal de contas, guardar ou investir nosso dinheiro geralmente também está na listinha de metas.

Passo 1 – Escreva apenas um objetivo de cada vez

Não que seja apenas um objetivo que temos, mas para começar essa prática e não nos confundirmos, melhor escrevermos o principal.

Por exemplo:

OBJETIVO – Conquistar mais saúde sem extrapolar o orçamento

Passo 2 – Liste as metas que precisarão ser desenvolvidas para chegar nesse objetivo.

Continuando no nosso exemplo, para ter mais saúde será necessário:

  1. Transformar hábitos alimentares;
  2. sair do sedentarismo;
  3. realizar planejamento financeiro.

Passo 3 – Defina as estratégias para cada uma dessas metas.

1. Transformar hábitos alimentares

  • Ter orientação profissional de nutricionista;
  • entender melhor sobre os alimentos com leitura;
  • não ter tantos doces em casa;
  • mastigar melhor os alimentos;
  • preparar mais a própria comida para não comer salgados/doces no trabalho.

2. Sair do sedentarismo

  • Procurar uma opção acessível para me exercitar (academia, aula de algum esporte, consultoria de exercício à distância, aplicativo de treino, Personal trainer);
  • organizar a agenda para que sobre pelo menos 30/40 minutos para me exercitar;
  • procurar atividades que possa realizar com minha família;
  • descer um ponto antes do ônibus para ir caminhando, subir escadas ao invés de escadas-rolante e elevadores de acordo com possibilidades.

3. Realizar planejamento financeiro

  • Anotar quais são meus gastos fixos/variáveis por mês;
  • avaliar se algum dos gastos variáveis pode diminuir com estratégias de economia;
  • definir o valor máximo a ser gasto para não impactar nas demais áreas;
  • ler material sobre finanças no dia-a-dia.

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Passo 4 – Trace prioridades

Dentro de todas essas metas e estratégias, devemos priorizar conforme possibilidades, quais serão as primeiras a serem realizadas, por exemplo:

Semanas 1 e 2

  • Descer um ponto antes do ônibus para ir caminhando, subir escadas ao invés de escadas-rolante e elevadores de acordo com possibilidades;
  • ter orientação profissional de nutricionista (agendar consulta);
  • entender melhor sobre os alimentos com leitura (ler artigo sobre informações dos rótulos);
  • não ter tantos doces em casa (fazer compras de alimentos mais frescos);
  • mastigar melhor os alimentos;
  • anotar quais são os gastos fixos/variáveis por mês;
  • avaliar se algum dos gastos variáveis pode diminuir com estratégias de economia;
  • definir o valor máximo a ser gasto para não impactar nas demais áreas;
  • ler material sobre finanças no dia-a-dia.

Semanas 3 e 4

  • Preparar mais minha própria comida para não comer salgados/doces no trabalho;
  • procurar uma opção acessível para me exercitar (academia, aula de algum esporte, consultoria de exercício a distância, aplicativo de treino, personal trainer);
  • organizar a agenda para que sobre pelo menos 30/40 minutos para me exercitar;
  • procurar atividades que possa realizar com minha família.

Semanas 5 e 6

  • Avaliar o que já está sendo realizado;
  • pontuar possíveis dificuldades para entender o motivo pelo qual não conseguiu realizar as estratégias definidas;
  • traçar novas estratégias para o que não foi realizado.

Uma das atitudes mais importantes é conseguir escrever e anotar, pois esse exercício faz com que sua mente entenda de uma forma mais clara as prioridades estabelecidas e chances de realizações se tornam maiores.

Quer que esse ano renda em todas áreas da sua vida? Que tal fazer esse exercício setorizando cada área? Defina seus objetivos pessoais, profissionais, financeiros, familiares, espirituais, emocionais, entre outros. Definindo melhor suas prioridades, será possível alcançar, se não todos, a maioria deles e ter mais bem-estar no cotidiano.

Um excelente 2018!

*Liv Gitahy é graduada em hotelaria com gastronomia e em nutrição. Especializada em técnicas de Mindfulness para gerenciamento de estresse e ansiedade voltado à Nutrição. Influenciadora de mídia desde 2011, com mais de 1 milhão de seguidores em suas mídias sociais. Para dúvidas, contato comercial, atendimento nutricional e coaching em Mindfulness: liv.gitahy@gmail.com

Instagram: @livgitahy

Facebook: treinonutricaoebeleza

Youtube: bewellnesstv

Fotos: Fotolia

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