Como um mentor pode ajudar a sua carreira

Como um mentor pode ajudar a sua carreira

*Carol Campos, da ImpulsoBeta

O assunto já é batido: todo mundo já ouviu falar que ter um mentor é uma boa estratégia para alavancar o crescimento profissional. Mas, na prática, como se encontra um mentor ou mentora e como se pode usufruir de seus benefícios?  Pensando na falta de informações práticas sobre o assunto, resolvemos fazer uma lista com quatro tipos de mentores que você deve cultivar. Além do networking e das dicas valiosas, essas pessoas podem te dar confiança e incentivo para que você consiga trilhar seu caminho rumo ao sucesso:

– Mentor da empresa/amigo próximo: são pessoas que te conhecem pessoalmente e profissionalmente, que sabem da sua trajetória e que conseguem prever seus comportamentos. Sabem das suas fraquezas e das suas habilidades, e justamente por isso conseguem te aconselhar sobre como agir em situações de conflito e como se destacar em momentos oportunos. Pode ser um ex-chefe, um amigo que trabalhe na mesma empresa ou em empresa similar.

– Mentor da empresa /conhecido: são pessoas que sabem muito bem o que é trabalhar na sua empresa ou enfrentar os desafios profissionais pelos quais você está passando. Embora eles saibam quem você é, este tipo de mentor não é alguém que você tenha intimidade o bastante para ligar e convidar para um jantar, sem qualquer motivo aparente. Estas pessoas são ideais para oferecer conselhos sinceros sobre a empresa, sobre o mercado, sobre a postura dos clientes. Tenha em mira um colega de trabalho um pouco mais experiente ou um ex-cliente com quem você mantenha uma boa relação.

mentor-profissional

– Mentor pessoal/amigo próximo: estas pessoas são aquelas com quem você pode se abrir totalmente. São os que vão te ouvir, te ajudar nos momentos de dúvida ou angústia, e, ao mesmo tempo, vão compartilhar suas vitórias. Jamais relegue a importância deste mentor na sua vida. Sejam seus pais, seu parceiro(a), um(a) amigo(a) íntimo ou um parente, essas pessoas estarão sempre ao seu lado.

– Mentor pessoal/conhecido: talvez este seja um dos mais raros, porém é um dos mais importantes tipos de mentor que alguém pode ter. Conhecido como coach (pelo papel que exerce, não porque seja um profissional certificado em coaching!), este profissional pode te devolver o foco, fazer com que você se concentre no que realmente importa e te ajudará a desenvolver uma perspectiva de futuro. Aproveite situações que te permitam conhecer pessoas com grande experiência profissional e tente identificar afinidades que abram espaço para construir um relacionamento. Frequentar eventos da sua área de atuação e começar a se envolver em atividades fora do trabalho que te ajudem a criar esses vínculos pode ajudar.

As mulheres têm mais dificuldades de encontrar mentores do que homens. Isso é uma constatação de um estudo publicado na Revista de Administração “Academy Management”, que lista entre os motivos desde o medo de parecerem incompetentes até o receio de que a proximidade gerada pela relação de mentoria seja encarada – pelo próprio mentor ou pelos colegas – com algum viés de conotação sexual.

Apesar dessas dificuldades, o número de empresas que oferecem suporte às suas funcionárias ainda é pequeno. Em 2010, um relatório do Fórum Econômico Mundial sobre práticas corporativas para a diversidade de gênero, que avaliou o comportamento de empresas em 20 países, detectou que 59% das companhias entrevistadas disseram oferecer programas internos de coaching e networking. Deste total, apenas 28% afirmaram ter programas específicos para mulheres.

Por conta disso, é essencial puxar a responsabilidade para si para garantir bons mentoras em sua rede de relacionamento profissional.

*Carol Campos é brasiliense, advogada por formação, docente e jornalista por vocação. Fez mestrado em Ciência Política, estudou Direito Empresarial, saúde pública, educação e feminismo. Atualmente, vive em Boston.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Então clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Impulso Beta

Impulso Beta

Mulheres que inspiram

close