Como uma viagem com seu filho pode ser muito mais valiosa do que um brinquedo

Como uma viagem com seu filho pode ser muito mais valiosa do que um brinquedo

*Luciana Cattony

Uma pesquisa recente do Journal of Consumer Research – Oxford Academic concluiu que os presentes que envolvem uma experiência, como uma viagem ou passeio, proporcionam uma emoção mais intensa e duradoura, se comparado aos bens materiais. Segundo a pesquisa, esse tipo de presente fortalece os laços entre quem dá e quem recebe o presente, mesmo que não estejam juntos na experiência.

Faz sentido: quem nunca se questionou sobre o excesso de brinquedos que as crianças acumulam? Na nossa época era tudo muito diferente. A gente sonhava com um brinquedo durante meses, não existiam tantas opções e o consumo exagerado. Atualmente, a alegria de receber um presente dura apenas alguns minutos. Dias depois, o brinquedo já está jogado pela casa e completamente esquecido ou até mesmo substituído.

Entregar uma experiência e não um bem material, faz com que o presenteado viva emoções diversas, aproveitando o momento e concentrando sua atenção naquela vivência. A pesquisa revela, inclusive, que esse tipo de presente é capaz de provocar uma emoção mais intensa e uma lembrança que pode durar a vida toda.

Benefícios para as crianças

Conhecer lugares e fazer outras atividades ajudam a desenvolver partes do cérebro associadas ao gerenciamento de estresse e capacidade de aprender. Foi comprovado que crianças que viajam de férias obtêm maiores rendimentos em leitura, matemática e conhecimentos gerais, se comparado aos colegas que não viajam. Mesmo aquele passeio mais simples ao sítio da vovó tem o poder de ensinar e ajuda na construção de memórias e lembranças positivas.

viajar-criancas-brinquedo

Segundo Claudia Bins, criadora dos blogs “As Passeadeiras” e “Mezzomondo” e mãe de Manoela e Juliana, as crianças que têm o costume de viajar exercitam mais a paciência, já que uma viagem exige esperas e até imprevistos que não podemos controlar, como filas, burocracias de embarque, extravio de uma mala etc. Uma ótima oportunidade de praticar a flexibilidade e também resiliência.

Viajar treina o olhar de crianças e adultos. Claudia ressalta a importância de estimular os pequenos no exercício da observação: chamar a atenção deles para a arquitetura, paisagem, vestimentas, traços faciais, cor da água, do céu… Tudo isso é importante para inseri-los no contexto experimentado, despertando a curiosidade e interesse. “Uma viagem ou mesmo aquele simples passeio com poucos gastos, já faz enxergarmos o mundo de maneira diferente”, acrescenta.

Viajar exercita a empatia e nos tira da zona de conforto: entender o mundo sob uma nova ótica pode ser encantador. Viver os costumes de uma nova cidade ou vilarejo nos transporta para uma outra condição e nos faz compreender que existem semelhanças e diferenças entre as pessoas, causando identificação com o que há de essencial.

Claudia acredita que conjugar passeios com atrações típicas de crianças e adultos pode ser um aprendizado valioso. “Dessa forma as crianças entendem que o mundo não gira somente em torno delas, já que existe toda uma família envolvida. Tudo deve ser compartilhado, inclusive a programação”, complementa. Isso gera respeito e faz com que a negociação esteja presente tanto no planejamento quanto no passeio.

Famílias precisam de tempo de qualidade juntos. Trocar bens materiais por experiências que os faz plenamente presentes, frente ao mundo cheio de estímulos, é de grande valor para adultos e crianças. Concentrar tempo e atividades entre pessoas que se amam tem o poder de conectar e fortalecer os laços. E não é preciso pesquisa para revelar os benefícios de uma família presente e conectada, não é mesmo?

*Luciana Cattony é publicitária e fundadora do site Real Maternidade.  Luciana tem como objetivo facilitar a vida das mães e levar leveza e alegria para a rotina delas. Siga o Real Maternidade no Facebook e Instagram.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Luciana Cattony

Luciana Cattony

Real Maternidade

close