Compre seus presentes de Natal sem ficar cheia de dívidas

Compre seus presentes de Natal sem ficar cheia de dívidas

O Natal está chegando e, ainda que você esteja super no vermelho, com certeza não vai passar as festas de família sem distribuir alguns presentinhos. Se a sua situação estiver mais complicada que o normal, pensar nesse assunto já deve despertar aquela dorzinha de cabeça de preocupação.

Para que você não termine o ano com uma dívida enorme e sem saber o que fazer para começar a pagar suas faturas, vale seguir algumas dicas para um natal mais barato!

Prioridades nas despesas

Antes de ir ao shopping, pense em todas as pessoas que você deve se encontrar nas festas familiares e liste aquelas que você pretende presentear. Feito isso, estipule um valor máximo que você pretende gastar com o presente de cada um. Dessa forma, você já sai de casa sabendo o quanto irá gastar. Se a conta ficar mais alta do que você esperava, reavalie os valores estabelecidos e reduza o valor dos presentes.

Caso você precise presentear crianças, o ideal é que priorize os valores mais altos para elas, tendo em vista que os brinquedos normalmente são os que mais pesam na conta final dos presentes. No caso dos adultos – que já têm maturidade suficiente para entender os apertos financeiros da vida – procure comprar lembrancinhas. Presentes baratos mas que combinam com o perfil da pessoa podem agradar muito mais do que outros que custariam uma fortuna. Optar por lembrancinhas também possibilita que você pague à vista e evite comprometer-se com mais dívidas no ano seguinte.

saiba como comprar os presentes de natal

Paciência na hora de comprar

Não é preciso nem falar o quão irritante são aqueles corredores de bairros comerciais e dos shopping centers lotados de gente, o sufoco para transitar com sacolas, o trânsito insuportável para fazer o trajeto de ida e volta (fora a dificuldade para achar estacionamento!) e, para piorar, o tempo chuvoso.

Para ficar livre dessa jornada, muita gente acaba fazendo as compras às pressas e gastando muito mais do que deveria. Neste ano, tente comprar seus presentes com mais antecedência, assim você reduz o desgaste e consegue pesquisar preços e produtos com mais calma.

Pesquise também pela internet, você pode conseguir bons preços e até algumas promoções que descontam o preço do frete. Lembre-se também de fazer essa pesquisa com antecedência, tendo em vista que a encomenda pode demorar um pouco mais para chegar em sua casa.

Seja objetiva. Você já tem sua lista de presentes em mãos, o quanto pretende gastar com cada pessoa e a meta de não ficar com uma dívida enorme em função das festas. Lembre-se que os presentes são apenas parte das despesas de fim de ano, ainda tem a ceia, a viagem, o réveillon…Se tiver filhos pequenos ou adolescentes super consumistas, o melhor é que eles fiquem em casa na hora das compras!

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close