Controle o seu orçamento!

Controle o seu orçamento!

É incrível como conseguimos controlar a rotina dos nossos filhos, os compromissos no trabalho e todos os passos do marido. Mas parece ser impossível conseguir acompanhar e saber tudo o que está se passando com o orçamento todo mês! Não tem segredo, para entender onde o seu dinheiro está indo, você tem que fazer uma planilha todo mês – e criar o hábito de checá-la sempre.

Organização
Ter tudo controlado e num papel é fundamental para ter organização. Para começar, reúna todas as contas, faturas e comprovantes de pagamentos. Monte uma planilha. Aqui não tem segredo nem jeito certo ou errado, porque é importante que seja prático para você. Afinal, só você e sua família terão acesso a isso.

Destino
Com tudo anotado, vai ficar fácil saber onde seu dinheiro está indo. Tome cuidado para não cair para trás, porque vai perceber que existem gastos supérfluos que consomem grande parte do seu salário. Mas sem pânico, pense numa estratégia para diminuir alguns gastos. Especialistas afirmam que é possível reduzir de 20 a 30% de todos os gastos que temos no dia a dia e não acompanhamos.

Investimento
No próximo mês de remuneração faça o seguinte: pague todas as contas básicas e separe uma parcela para você investir. Não existe um volume certo – o ideal é você conseguir investir todo mês o máximo que conseguir, mas sem neuras. Essa grana não é para gastar no primeiro impulso que surgir – ela deve ser reservada para investir no seu sonho. Isso deve motivá-la para realizar tudo que almeja na sua vida. O que sobrar você deve gastar como bem entender e no seu lazer ou da sua família. Mas quer uma dica? Separe também um montante para gastar com lazer todo mês – assim você consegue se planejar melhor e separa mais dinheiro para investir nos seus sonhos.

Controle
Não é fácil colocar tudo numa planilha e analisar. Mas você vai ver, depois que começar, não vai querer parar nunca mais. Parece que o controle está nas suas mãos e que só funciona desta forma. Então crie o hábito de checar a sua planilha pelo menos uma vez por semana. Assim você consegue acompanhar quanto vem gastando em cada uma das suas categorias e se não está perdendo a mão em algum ponto. Daí para realizar seus sonhos, será um pulo. Pode ter certeza.

Para não perder a noção, o ideal é cortar alguns gastos ou enxugar um pouco as coisas. De pouco em pouco vai sentir a diferença. Por exemplo, faça uma lista de compras para o supermercado, controle os minutos no celular e mude os hábitos dentro de casa para economizar nas contas.

O que você faz para manter o controle?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close