Conviva bem com despesas variáveis

Conviva bem com despesas variáveis

Vem mês, sai mês e você não consegue colocar sua vida financeira nos eixos. Isso é um problema que precisa ser resolvido logo! Dispense um pouquinho do seu tempo para começar a organizar tudo e, finalmente, ficar organizada para concretizar todos os seus sonhos e suas vontades.

Nem por isso que precisa parar de comprar e de curtir a vida. Dá pra fazer isso junto, só que de maneira consciente! Cada uma de nós lida com o dinheiro de uma forma. Mesmo assim é possível se controlar e fazer seu dinheiro render de uma vez por todas!

A primeira coisa a fazer é listar todos os seus gastos num mês só. Nada fica de fora, viu? Anote desde o valor da àgua, luz, até com o cafezinho e cabeleireiro. Não tem distinção de nada! Até aquilo que acha que é pequeno e baratinho – como um famoso cafezinho –  deve entrar na lista.

Uma das maiores dificuldades de se fazer um orçamento é pensar quanto vai gastar naquelas despesas que variam de mês a mês – as chamadas variáveis. Se você tem uma conta fixa de mensalidade da escola ou condomínio, por exemplo, não é difícil saber quanto ela vai sair no mês que vem e começar a se programar para fazer este pagamento. No entanto, como é que ficam aquelas contas que não têm um valor fixo? Desde o celular e a conta de luz até os gastos com supermercado entram nessa categoria variável.

Mas se você olhar com cuidado os gastos dos meses anteriores, vai perceber que eles sempre giram em torno de um número. Você pode acabar gastando mais num mês com supermercado e menos no mês seguinte, mas se você olha o seu histórico, consegue calcular uma média – e pode conseguir trabalhar com este número como uma meta para os gastos dos meses seguintes. Assim você transforma o variável em previsível!

Um exemplo são os gastos com lazer. Você pode controlá-los de forma simples: saiba quanto gasta em média com essas saídas. Mensalmente reserve este valor para gastar, mas se faltar, pare de sair – ou saiba que isto vai impactar nos programas do mês seguinte. Impondo limites para si mesma, cria um controle da sua vida e, principalmente, das suas finanças. Não olhe isso de maneira ruim. É a única forma de conseguirmos criar disciplina para alcançar todos os nossos sonhos!

Qual é a sua maior dificuldade na hora de fazer um orçamento?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close