Detox das compras: 5 dicas para se livrar do consumismo, por Carol Sandler

Detox das compras: 5 dicas para se livrar do consumismo, por Carol Sandler

Ser viciada em compras é um problema real. Às vezes o consumismo surge para preencher algum vazio ou para suprir aquela necessidade de ter tudo o que está na moda. Em seu extremo, há o risco de desenvolver o transtorno da compra compulsiva, considerado um problema de saúde que pede tratamento sério. Em meio a todo esse caos, o bolso sofre, e muito! As compras por impulso arruinam o orçamento e você precisa tomar cuidado.

Pensando em todas as leitoras que já nos mandaram relatos de consumismo – e em sua própria experiência –, Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e coach financeira, lança o livro “Detox das Compras – Como se livrar do consumismo e repensar a forma como gasta seu Dinheiro” (Ed. Saraiva).

Nele, Carol mostra de maneira simples e prática como se livrar da tentação das compras e que ter dinheiro para realizar seus sonhos é mais importante do que ostentar as roupas da moda. Além de economizar, você ainda colaborará com o meio ambiente e com questões sociais – afinal, são grandes as chances de aquela peça baratinha ter sido feita com mão de obra escrava.

A seguir, veja algumas dicas para controlar as compras por impulso. No livro, você encontra muitas outras, conhece a fundo o Desafio 6 Meses Sem Compras e aprende de uma vez por todas a fugir do consumismo. Adquira o livro aqui e leia um trecho gratuitamente aqui!

Dicas para se livrar do consumismo

1) Reflita antes de comprar

Você não precisa parar de fazer compras, apenas precisa cuidar para que elas sejam conscientes. Por isso, antes de sacar o cartão, faça algumas perguntas a si mesma:

  • Você quer mesmo esse item?
  • Esse desejo é seu ou nasceu depois de você ver um monte de gente querendo ou usando aquela peça?
  • Você pode ter sido afetado pela publicidade?
  • Você tem dinheiro para essa compra?
  • O dinheiro não vai fazer falta para outras despesas?

Se a compra passar no teste, vá em frente. Senão, é melhor segurar.

2) Espere dez minutos

Outra medida para combater o impulso é aguardar um tempinho antes de comprar. É possível que, depois desse tempo, você nem se lembre do que desejava.

3) Procure seu gatilho

Pode perceber: quando você exagera, quase sempre existe algum padrão de comportamento envolvido. Pode ser que você esteja de TPM, nervosa por causa do trabalho ou até mesmo muito feliz – e, por qualquer um desses motivos, decidiu que “você merece”. Quando você perceber qual é esse gatilho, será mais fácil resistir à tentação de se atirar nas compras.

consumismo-detox-compras

4) Fuja dos “baratinhos”

Aquele ditado “o barato sai caro” é bem literal: você terá dois gastos, o de comprar e o de substituir o produto assim que seu uso se tornar inviável por quaisquer motivos. Pode parecer que eles não pesam no orçamento, mas, ao somar cada pequena compra, você verá como esse dinheiro faria diferença. Além disso, pode apostar que alguém está pagando para você obter aquele produto por um preço tão baixo, afinal, é grande a probabilidade de o produto ter sido feito com mão de obra escrava – e combater esse problema social também é sua responsabilidade.

5) Evite parcelar compras

Apesar de parecerem inofensivas, as parcelas se tornam problemáticas por criarem a ilusão de que você não precisa ter dinheiro para levar aquele produto para casa. Além das parcelas encarecerem a compra graças aos juros, elas ainda trazem o risco de você assumir compromissos financeiros que não consegue honrar – afinal, quem nunca acumulou várias parcelas de diferentes compras sem lembrar de somar todas as que já estava pagando? É muito mais vantajoso e seguro juntar dinheiro e comprar à vista.

Resenha do livro: Detox das Compras

Quem nunca fez uma compra por impulso que atire a primeira pedra. Pode ser o recém-lançado modelo de um celular, um brinquedo da moda para o filho ou um sapato estiloso da sua marca preferida. Mas quantas vezes você exagerou nos gastos e acabou endividada? Será que precisava mesmo ter adquirido aquele item? Esse é um problema que muita gente enfrenta nos dias de hoje.

É cada vez mais difícil se controlar na hora das compras – e o comércio lança mão de muitas estratégias para nos atrair. Como se livrar da tentação das compras? Como consumir de maneira mais consciente – e sem deixar que isso vire uma doença?

Em Detox das compras, Carol Sandler dá dicas essenciais para você repensar sua relação com o consumo. A ideia da obra não é te obrigar a ficar sem comprar, mas ensinar a fazer isso com mais consciência – e sem exageros. Ao explicar por que vivemos num mundo tão consumista e mostrar por que é importante gastar com mais intenção (e menos emoção), ela nos ajuda a enxergar que nem todo item que adquirimos é realmente necessário – e que muitas vezes, ao comprar, estamos apoiando empresas de idoneidade duvidosa… Além disso, conta uma experiência pessoal em que passou seis meses sem comprar – e como isso mudou a vida dela, e para melhor. Por que você não tenta mudar a sua também?

Leia gratuitamente um trecho do livro “Detox das Compras” aqui! E, se você gostar, clique aqui para comprar seu livro!

Fotos: Fotolia e Divulgação

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close