Dicas para buscar um novo trabalho e mudar de vida

Dicas para buscar um novo trabalho e mudar de vida

Quantas vezes você já pensou em pedir as contas em seu emprego e correr atrás de seu sonho? Esse sonho é montar um negócio próprio? É construir a vida em uma nova cidade? Os anseios de cada um são variados, mas independente do objetivo, é necessário ter planejamento.

Então, seja qual for a sua maior vontade, é melhor começar a traçar um plano para transformar esse sonho em realidade. Deixar o objetivo somente no campo das ideias, sem pensar em uma maneira de concretizar seus desejos, torna seu sonho em apenas uma linda tela imaginária, distante de realmente ser uma meta.

Para concretizar suas vitórias, é preciso estar disposta a passar por alguns sacrifícios. Afinal, tudo que é sólido é construído através de muita luta. Portanto, por enquanto é melhor esquecer os gastos com passeios caros e viagens para destinos paradisíacos, é hora de controlar o dinheiro!

Organize-se para livrar-se das dívidas

Chega de evitar encarar os problemas! Como costumam dizer nossas avós: “de nada adianta empurrar o problema com a barriga”. Suas pendências não vão deixar de existir da noite para o dia, então se você quer ver-se livre daqueles telefonemas chatos com cobranças e ter espaço para juntar seu próprio dinheiro, é hora de colocar no papel todas as dívidas que você tem e estabelecer uma ordem de prioridades para ir pagando tudo aquilo que deve.

Dê prioridade aos pagamentos mais urgentes e vá organizando a forma como irá pagar de modo que sobre alguma quantia para continuar arcando com suas despesas habituais (gastos com transporte, alimentação, contas mensais, etc). Caso sua pendência seja com cartão de crédito ou cheque especial, compensa estudar um empréstimo para livrar-se desses problemas. A ideia é conseguir o dinheiro emprestado com juros mais baratos, já que os juros do cartão e do cheque especial costumam ser bem mais caros. Assim você monta a sua organização para pagar o empréstimo, gastando menos e com condições melhores.

Vale a pena também rever os seus gastos. Por exemplo, se seu plano de celular for de conta e você perceber que tem gastado muito, procure a sua operadora e avalie uma opção mais em conta.

como buscar um novo trabalho e ter uma nova vida

Determinação e trabalho!

Se você ainda não largou o seu emprego, mesmo sabendo que não está satisfeita onde está, é porque certamente não tem como abrir mão da sua renda de uma hora para a outra. Para ter uma reserva financeira para pagar suas dívidas e manter-se enquanto começa a estruturar seus planos, o ideal é que você tenha disposição para trabalhar mais que o habitual.

Organize sua agenda para fazer trabalhos como freelancer no seu horário fora do emprego ou tente manter dois empregos durante um tempo. Note que essas são medidas realmente de caráter provisório. O objetivo é que você junte dinheiro mais rápido para que corra atrás do que realmente quer. Afinal, não teria sentido abrir mão de horas de descanso e lazer para trabalhar dobrado em lugares que não te satisfazem. Sempre mantenha em mente que este esforço é um investimento em algo maior.

Mantenha-se motivada

Levar uma vida de muitos sacrifícios sem ter o foco em mente a todo momento pode ser uma barca furada. Para reforçar sua determinação, é legal que você deixe seus objetivos sempre perto dos olhos. Pense em algo que possa sempre te lembrar o motivo de seus sacrifícios. Uma boa ideia seria montar um mural com imagens de como você se imagina em alguns anos, os lugares que pretende visitar, o imóvel que gostaria de comprar, etc.

Estabeleça um prazo e a quantia de dinheiro que pretende juntar neste período de esforço. Seguindo todos os passos com rigor, você consegue livrar-se de suas dívidas e ainda junta dinheiro para começar uma vida nova, fazendo as coisas que você realmente gosta. Se você acha que ainda não sente-se preparada para abrir mão de tudo de uma vez, vale a pena usar o seu dinheiro para investir em uma especialização na sua área de interesse, assim você ganha segurança para batalhar por um emprego que te satisfaça mais ou mesmo para ter seu próprio negócio.

 

E você, como se organiza para ter a vida que sempre quis?

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close