Dicas para melhorar as vendas

Dicas para melhorar as vendas

Com o início do tão esperado 2014, as empreendedoras que trabalham diretamente com vendas devem estar com a cabeça fervendo de ideias para aproveitar a realização da Copa do Mundo no Brasil. Mas será que esta deve ser mesmo a prioridade? O evento com certeza deverá trazer bons resultados para vários setores, mas os investimentos devem ser pensados a longo prazo.

Vamos a um exemplo: com a expectativa da chegada de muitos estrangeiros, houve uma expansão acelerada na rede hoteleira em todo o país, alguns empreendimentos criados em regiões inclusive sem tantos atrativos ou boas opções de mobilidade. Fica o questionamento: esses empreendimentos foram feitos com planejamento de demanda para o pós-Copa?

A questão é que muitas vezes nos focamos em grandes eventos, grandes oportunidades, sem dar a merecida atenção aos detalhes. O foco não deve ser o evento, mas sim os clientes.

o que fazer para aumentar as vendas

Conhecendo a clientela

Pense nos lugares que você costuma frequentar e liste quantos deles te dão um atendimento excelente. Pense também nos lugares que você perdeu a vontade de voltar porque o atendimento era ruim. Não vamos nos assustar se for mais fácil listar a segunda opção! Muita gente não tem o devido cuidado na hora de prestar atendimento ao cliente, sem considerar as consequências disso. É importante que você tenha em mente que o cliente sem atendimento satisfatório vai guardar o dinheiro para gastar em outro lugar!

Lembra daquele sábio pensamento de que “ninguém é substituível”? Pois é, se você deixa de tratar bem o consumidor, é só você quem perde. Então, para garantir que seus clientes voltem sempre, é importante conhecê-los de forma mais detalhada. Aqueles que pouco frequentam seu estabelecimento ou mesmo olham para as mercadorias mas raramente levam, são os que mais merecem a sua atenção. Nestes casos, o desafio é conhecer melhor essas pessoas, o que elas buscam em seu estabelecimento e por quais motivos estão saindo de lá sem consumir. O preço está muito alto? Elas não conhecem bem a mercadoria? Elas foram mal atendidas? Identifique o que está distanciando essas pessoas de você e trabalhe para reverter este quadro.

Criando laços

Na outra ponta do seu perfil, estão as pessoas que voltam constantemente ao seu estabelecimento e que consomem sempre. É mais do que válido conhecer melhor essas pessoas e buscar estabelecer uma certa proximidade. Se você trabalha no ramo alimentício, tenha em mente as preferências de seus clientes costumeiros, puxe assunto, faça sugestões de pratos diferenciados em sintonia com os gostos dessas pessoas. Em outros setores, o raciocínio é o mesmo: ter a sensibilidade de perceber os gostos da clientela e estudar formas de agradar essas pessoas.

Quanto a seus fornecedores, trabalhe também no sentido de estreitar as relações, facilite a divulgação dos produtos que estão sendo fornecidos a você, estude parcerias que sejam benéficas para as duas partes. Com relações mais estreitas, vocês tem condição de obter mais sucesso e de abrir espaço para negociações de preços melhores.

 

E você, o que tem feito para trazer mais clientes para o seu negócio?

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Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

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