Dicas para juntar dinheiro e mudar de vida

Dicas para juntar dinheiro e mudar de vida

Falta mais de um mês para 2013 acabar e você já viu que vai incluir o tópico “economizar dinheiro” entre as promessas para o próximo ano. Se dessa vez você quer cumprir com o prometido, é bom já ir bolando uma estratégia para fazer a ideia funcionar. Independente das dívidas ou mesmo do impulso com gastos, todo mundo pode regularizar a vida financeira, basta ter determinação.

Antes de mais nada, estabeleça quais os seus objetivos para juntar dinheiro, assim você aplica suas reservas de formas mais produtivas. Um exemplo, se o seu objetivo for pensar na sua aposentadoria, você pode focar em investimentos que estejam atrelados à inflação, ou seja, que te tragam retornos acima da alta dos preços, para que você não perca poder de compra ao longo do tempo.

Se a meta for mais imediata, como juntar uma quantia para dar entrada em um carro, vale informar-se sobre os investimentos em renda fixa. Caso nenhuma das opções te agrade, procure pelo menos uma caderneta de poupança para deixar o dinheiro aplicado e não na tentação de gastá-lo.

Corte as despesas desnecessárias

Para conseguir juntar uma reserva será preciso abrir mão de algumas regalias. Você não precisa ser radical, mas pode fazer algumas substituições para deixar sua vida “mais barata”. Pesquise os produtos no supermercado com mais calma, para não correr o risco de aumentar o valor da compra com mercadorias mais caras.

Dê uma maneirada com os gastos com comida fora de casa e baladas. Você não precisa ficar dentro de casa o tempo todo, mas pode ficar mais atenta à programações gratuitas, o catraca livre pode te ajudar bastante.

Organização

Mantenha seus gastos todos na ponta do lápis, ainda que seja chato e nem sempre você lembre, mantenha sua planilha de orçamento doméstica atualizada, é uma forma de saber se seus esforços estão dando certo.

Pés no chão

Não adianta pensar em economizar se você leva uma vida fora da sua realidade. Não são poucos os casos de mulheres que entram em desespero com as contas quando percebem que não estão conseguindo sustentar o estilo de vida que desejam ter.

De nada adianta estourar todo o limite do seu cartão de crédito para compras as melhores bolsas e sapatos e depois faltar dinheiro para pagar a conta de luz.

Se você deseja crescer na vida e ter condições de bancar um estilo de vida melhor do que aquele que tem hoje, faça sacrifícios agora para aproveitar sua renda depois. Bem estruturada e com organização para pagar suas dívidas e fazer suas aplicações financeiras, você consegue chegar ao futuro dos seus sonhos.

E agora, já sabe o que precisa organizar para ver o seu dinheiro render?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close