Dicas para quem vai comprar um imóvel

Dicas para quem vai comprar um imóvel

Comprar um imóvel pode ser considerado um dos passos mais importantes na consolidação financeira de uma pessoa. Seja por investimento, seja pela luta por uma moradia, a escolha da casa e do apartamento deve ser feita considerando uma série de critérios, para evitar que o sonho vire um terrível pesadelo. Mais do que apenas um local para viver, comprar um imóvel significa fazer um investimento de longo prazo.

Então antes de decidir o local da compra ou mesmo o terreno onde pretende construir o imóvel, seguem algumas dicas para nortear a sua decisão!

Localização

Já que estamos falando em investir a longo prazo, é preciso considerar os fatores que podem pesar na valorização do seu imóvel ou terreno. Você pode de imediato retrucar dizendo que hoje não tem dinheiro em caixa para investir em um imóvel no bairro mais valorizado da cidade.

A questão não é essa. De repente você vai comprar um imóvel em um bairro que esteja começando a dar os primeiros passos, com terrenos ainda bem baratos. O importante é que você observe os fatores que podem interferir na valorização ou queda de preço do local onde você mora.

Pesquisa tudo que puder sobre a região. Terrenos em áreas muito baixas, próximas a córregos e com grande risco de inundações tendem a desvalorizar-se. O mesmo acontece em casas muito próximas de locais com riscos de deslizamento. Além das condições geográficas, vale pesquisar sobre como é o policiamento da região e como andam as estatísticas sobre segurança pública na região em que você pretende comprar um imóvel. Locais com pouco policiamento e níveis altos de criminalidade certamente sofrem desvalorização.

Por outro lado, se a sua pesquisa indicar que o bairro onde você pretende morar tem boas perspectivas de ampliação, é um indício de que você fará um bom investimento. Projetos de investimento em mobilidade, acesso fácil a linhas de ônibus e metrô, opções de lazer e perspectivas de investimento privado na região (construção de shoppings, centros de convenções, etc) são alguns indicadores de que uma determinada região é promissora.

dicas para quem quer comprar imóvel

Documentação

Durante uma visita a uma casa à venda, o corretor de imóveis faz um belo discurso e você tem a sensação de que está entrando no lugar onde sempre quis morar. A sensação de bem-estar e o sonho de morar em um local que atende a todas as suas expectativas podem te deixar afoita para fechar o negócio o quanto antes.

Se você estiver nesta situação, contenha a euforia! Certifique-se de que toda a documentação da casa está regularizada, confira a escritura, vá até a prefeitura para saber se a documentação está em dia, se o imóvel possui o Habite-se (documento que comprova que o imóvel foi construído obedecendo a legislação municipal). Uma bela aparência pode esconder uma grande cilada, portanto, antes de cair na lábia do corretor, faça você mesma uma pesquisa detalhada sobre a situação do imóvel.

Praticidade

Antes de começar a pesquisar imóveis, é preciso fazer uma triagem de regiões de acordo com o seu perfil. Pense que você vai construir a sua vida naquele local, portanto é importante que seu novo lar lhe dê condições de manter um padrão razoável de qualidade de vida.

Entre os fatores que podem pesar na decisão está a distância até seu local de trabalho, por exemplo. Se for possível, escolha opções que facilitem sua rotina, seja com uma rota curta até o trabalho ou pelo menos um local próximo a uma estação de metrô ou linhas de ônibus que facilitem o seu dia-a-dia.

Pense também no entorno, ter supermercados, farmácias, postos de combustível, entre outros serviços, pode facilitar seu cotidiano. Morar em um local em que você dependesse de um carro para ir até uma padaria seria péssimo, não é mesmo?

Coloque todos esses fatores na balança antes de definir a compra do seu imóvel, assim você garante a sua moradia e a valorização do seu investimento!

 

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close