Dicas pra gastar melhor o seu 13º

Dicas pra gastar melhor o seu 13º

Dezembro é mês de verão, sorvete, perna de fora e 13º! Mas você sabe a melhor forma de usar este dinheiro? Antes de mais nada, você precisa ver se você está endividada. Se estiver, esta é a melhor oportunidade para você procurar pagar suas dívidas. De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 61% dos consumidores vai usar este dinheiro para saldar suas dívidas.

Mas por onde começar? Para você saber qual dívida pagar primeiro, você pode avaliar todas elas e ver quais têm os maiores juros – são essas que ficam tão mais caras a cada mês e são por elas que você deve começar. Veja como está o seu cheque especial e o seu cartão de crédito, principalmente. É por aí que você começa.

Se não der para pagar tudo, busque negociar o que restou, buscando taxas mais baratas. Dá para trocar, por exemplo, o cheque especial por um empréstimo pessoal! É só falar com o seu gerente e pedir um crédito pessoal (veja sempre as taxas de juros) e usar esse dinheiro para pagar dívidas mais caras, como o cartão de crédito.

Se você está sem dívidas, pode aproveitar para separar parte do seu 13º para programar suas despesas para o próximo ano. Crie uma provisão dos seus gastos que você tem todo ano e já sabe quais são, como o IPTU, IPVA e matrícula da escola das crianças, para citar alguns exemplos. É uma boa forma de se preparar para os gastos futuros e evitar que você seja pega de surpresa com uma despesa que você já sabia que iria chegar.

Outra ideia é colaborar com a sua poupança. Como contamos aqui, é muito importante ter um fundo de emergência para, bem, emergências, como doenças, perda de emprego, problemas com a casa ou o carro. Essa pode ser uma boa oportunidade para você colocar um dinheirinho extra na sua reserva!

E os presentes de Natal? É claro que você pode gastar seu 13º com eles, mas normalmente dezembro é a pior época do ano para fazer compras. Os shoppings e ruas ficam lotados e as promoções somem das lojas. De acordo com a Anefac, 17% dos consumidores pretende usar o 13º neste ano com presentes. Se você já tiver feito as compras antes, sorte a sua. Se não, prepare-se para no ano que vem comprar tudo antes do fim de novembro. A gente garante que é bem melhor!

E você, já sabe como ai gastar o seu 13º? Tem alguma dica para nós ou uma história bacana? Conte nos comentários!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close