Esses 5 hábitos matinais vão aumentar sua produtividade o dia inteiro

Esses 5 hábitos matinais vão aumentar sua produtividade o dia inteiro

Amadas por uns, odiadas por outros, as manhãs são decisivas para quem quer ter uma boa produtividade ao longo do dia. Ou seja, o que você faz neste período pode, sim, definir como você atuará até a hora de dormir. A boa notícia é que adotar bons hábitos matinais é algo perfeitamente possível – até mesmo para quem jura que só se dá bem depois do meio-dia. Para ajudá-la a dominar essa ciência, reunimos algumas atitudes simples que pessoas produtivas tomam nas primeiras horas do dia. As dicas são do blog da Trello.

1. Acorde no seu tempo

Quantas vezes você não ouviu executivos e políticos dizendo que acordar às 5 da manhã é o segredo do sucesso? Segundo um estudo publicado pela American Psychological Association, de fato, quem prefere acordar cedo declarou se sentir mais saudável e feliz do que aquelas que postergam a hora de levantar. No entanto, uma das hipóteses dos pesquisadores para o fenômeno é que isso apenas acontece porque nossa sociedade estruturou o trabalho focando em pessoas matutinas, visto que os expedientes costumam ser das 8h às 17h ou das 9h às 18h aqui no Brasil.

No entanto, isso não significa que pessoas vespertinas também não possam ser produtivas. A diferença aqui é que seu dia começará um pouco mais tarde. O mais importante não é acordar cedo mas, sim, entrar em sintonia com seu relógio biológico. Não se force a fazer parte do “clube das 5 da manhã” se você não consegue adormecer antes da meia-noite. Deitar na hora que seu cérebro pedir e dormir o suficiente é a receita para acordar bem e ser produtiva.

aumentar-produtividade-habitos-matinais

2. Planeje-se no dia anterior

Às vezes, a melhor maneira de ter uma manhã produtiva é começar na noite anterior. Ao menos é isso que defendem muitos especialistas no assunto. A atitude é benéfica porque tomar decisões logo cedo pode drenar a energia de seu cérebro, o que afetará o resto do dia. Assim, se você pode eliminar a tomada de decisões de suas manhãs, terá mais energia para ser mais produtiva.

Aproveite a noite anterior para fazer uma lista de tarefas, escolher a roupa que usará na manhã seguinte, preparar a marmita e arrumar a bolsa para trabalhar. Se você gosta de malhar logo cedo, vale também separar a roupa que usará.

3. Crie uma rotina matinal

Leitura complementar

Tabela Organizadora de Pendências

Tabela Organizadora de Pendências

Ver mais

Segundo a expert em produtividade Claire Diaz Ortiz, autora do livro Design Your Day (Desenhe seu Dia, sem tradução para português), essa é a melhor atitude que você pode tomar para render o dia inteiro. Quanto mais consistente for sua rotina matinal, maior a produtividade. No entanto, vale dizer que não existe receita de bolo – a lista de alguns especialistas no assunto, como o coach Zack Sexton, inclui um bom café da manhã, meditação e listar motivos para ser grato naquele dia que está começando.

Você não precisa de uma rotina complexa e longa. Basta ter algo para ajudá-la a manter o foco e permitir que mente e coração caminhem juntos para que você faça tudo que precisa.

4. Mexa o corpo e hidrate-se

A ideia de treinar de manhã não anima todo mundo. No entanto, mexer-se não quer dizer apenas fazer musculação pesada. A simples atitude de se movimentar já estimula o fluxo sanguíneo, o que a deixará mais esperta para começar o dia com o pé direito. Vale desde alguns minutinhos na esteira até uma corrida pelo quarteirão. Não se esqueça de manter-se hidratada durante o exercício.

5. Comece pelo “sapo”

Uma citação do escritor Mark Twain foi a origem de uma filosofia muito útil para ser produtiva: “se a primeira coisa que você faz toda manhã é comer um sapo vivo, você pode passar o dia com a satisfação de saber que essa é, provavelmente, a pior coisa que lhe acontecerá ao longo do dia.”

O “sapo” que o escritor se refere é a tarefa mais importante – aquela que é tão grande que você adoraria procrastinar. Ter o hábito de riscá-la da lista de afazeres logo cedo pode dar uma grande satisfação, afinal, você já tirou esse problemão do caminho. Se você não conseguir enfrentar o “sapo” de cara, fazer algumas pequenas tarefas antes pode ajudá-la a aquecer os motores.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close