Estou noiva e agora? 10 dicas para começar a organizar o casamento

Estou noiva e agora? 10 dicas para começar a organizar o casamento

*Casar é um barato

Vocês estavam juntos há alguns anos, sonhando já com o momento de dividir o mesmo teto, de juntar as escovas de dentes. E aí o dia que você sonhou, chegou: você recebeu/fez o pedido de casamento. Depois do tão esperado sim, surge uma série de questionamentos: como organizar um casamento? Será que vou ter dinheiro para fazer uma festa? Será que vai sair tudo do jeito que sonhei? Será que vou dar conta? Sabendo dessas questões, preparamos uma série de dicas para vocês saberem por onde começar a organizar o casamento.

Organizar o casamento não é uma tarefa fácil. São muitas coisas para pensar e a principal delas é o orçamento. Vamos focar nesta preocupação e falar de algumas outras questões. Confira:

10 passos para começar a organizar o casamento

  1. Decida se quer mesmo uma festa de casamento
  2. Escolha uma data
  3. Escolha o estilo e o local do seu casamento
  4. Defina seu orçamento
  5. Faça a lista de convidados
  6. Faça sua lista de presentes de casamento
  7. Considere contratar uma cerimonialista
  8. Contrate os fornecedores principais
  9. Pense na lua-de-mel
  10. Escolha seu vestido, o terno e os detalhes

1. Decida se quer mesmo uma festa de casamento

Sente para uma conversa honesta com o seu amor. Pergunte a ele/ela se uma festa de casamento é realmente um sonho. Se organizar o casamento for o seu sonho, deixe isso claro. É importante deixar tudo o mais transparente possível porque planejar uma festa é algo que envolve dedicação e dinheiro. Cheguem a um acordo de como será a festa e qual o teto do orçamento. Esse é o primeiro passo para não começar tudo no meio da confusão.

2. Escolha uma data

A escolha da data é o primeiro passo que você tem que dar depois de decidir fazer uma festa – pois os preços podem variar muito de acordo com o mês escolhido. Se a questão for economizar, escolha meses como julho ou agosto, que costumam ser menos procurados. Se a data for mais importante do que o dinheiro, prepare-se para negociar meses mais disputados como setembro, janeiro e maio.

3. Escolha o estilo e o local do seu casamento

Antes de escolher vestido, buffet e lembrancinhas, pense junto ao seu amor o que vocês desejam para a festa do casamento. É preciso ter um olhar mais abrangente, inclusive levando em consideração o orçamento disponível. O local que vocês sonham em se casar é um sítio? Então é melhor pensar em organizar um casamento mais rústico, por exemplo. Pensar em termos gerais é importante para ter exata noção do que vocês querem.

noiva-e-agora-como-organizar-casamento

4. Defina seu orçamento

Agora que já está decidido que vocês irão organizar o casamento, que tipo de casório querem e quando será, é hora de colocar um limite de gastos para a festa. Defina onde você pretende aplicar mais dinheiro, se é no local ou no buffet, por exemplo. Faça uma busca superficial sobre preços para não acabar gastando muito mais ou muito menos do que o normal. Definido o orçamento, tente não adicionar gastos extra.

5. Faça a lista de convidados

A lista de convidados depende de todos os fatores acima, mas, principalmente, do orçamento. O tamanho do casamento afeta diretamente os gastos, então é importante ter certeza de quantas pessoas vocês poderão convidar diante do orçamento determinado. Se for preciso, corte convidados mais distantes, é importante não começar sua vida de casada com dívidas.

6. Faça sua lista de presentes de casamento

Não sinta vergonha de fazer uma lista de presentes de casamento. É importante definir isso porque seus convidados estarão esperando para presentear vocês dois. Tentem preparar uma lista abrangente, que tenha presentes mais baratos, para quem não tem tanta grana e presentes mais caros, para quem quer gastar mais dinheiro com vocês. Mas não deixe de fazer a lista, viu? Ela deve ser feita com bastante antecedência para que vocês consigam divulgá-la entre os convidados.

7. Considere contratar uma cerimonialista

Organizar o casamento não é uma tarefa fácil, como já falamos. São muitos os detalhes e é por isso que o serviço de cerimonial é algo tão essencial. Se o seu orçamento permitir, contrate uma cerimonialista para te ajudar ao longo dos preparativos. Se a grana estiver curta, tente ao menos ter uma cerimonialista contigo no dia do casamento. Ela vai saber te ajudar e organizar as coisas como ninguém, afinal de contas, é uma profissional preparada para isso.

8. Contrate os fornecedores principais

Se você contratou uma cerimonialista, ela vai estar ao seu lado neste momento. Se não é esse o caso, faça uma lista dos principais fornecedores que você precisará contratar: local, buffet, carro, trajes, mesas e cadeiras, celebrante, e vá entrando em contato com todos para pedir orçamento. Depois de ter os orçamentos, comece a contratá-los logo. É normal que os profissionais bons de verdade tenham a agenda lotada, por isso garanta logo sua data.

9. Pense na lua-de-mel

Não se esqueça de pensar no momento pós-casamento, que será quando você irá, enfim, relaxar ao lado do seu amor. Separe uma grana para dar um passeio, nem que seja algo simples, em uma cidade vizinha. Tire uns dias de folga, curta seu amor e relembre seu casamento com muito carinho!

10. Escolha seu vestido, o terno e os detalhes

Depois de definido lugar e data, você já pode começar a olhar os vestidos. Se for verão, aposte em mangas curtas. Se for inverno, pense em um casaco ou echarpe. O mesmo serve para o noivo, padrinhos e madrinhas. Por mais que sejam muito especiais, é importante escolher trajes que também estejam dentro do orçamento.

*O amor pode não ter preço, mas comemoração da união de duas pessoas pode ser muito cara. A equipe do Casar é um Barato traz dicas e inspirações para que a vida a dois já não comece no vermelho!

Fotos: Reprodução/Jenny Smith and Co. e Beau-coup Blog

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Casar e um barato

Casar é um barato

Casar é um barato

close