Famílias brasileiras estão mais endividadas

Famílias brasileiras estão mais endividadas

Com a facilidade de crédito, muita gente ficou atolada em dívida. Atire a primeira pedra quem nunca fez algumas compras parceladas e acabou perdendo o controle. O importante é passar por essa situação, aprender e daqui para frente fazer o máximo para se manter no azul.

No mês de julho de 2013, o número de brasileiros endividados aumentou para 65,2%. Esse é o porcentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Você está entre elas?

Segundo os dados da  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), confira as cidades com os maiores números de famílias endividadas:

Curitiba – 88%
Florianópolis – 82%
Maceió – 77%
Palmas – 75%
Cuiabá – 75%

Portanto, se você fizer parte deste grupo, fique em alerta! Veja quais são as três principais características do perfil das famílias brasileiras endividadas:
–  A renda familiar é de até 10 salários mínimos
– Compram muito no débito e no cartão de crédito
– 29,0% das famílias endividadas estão comprometidas com débitos por até três meses

Mesmo com esse problema financeiro, não desanime. Acredite, porque você é capaz de acabar com todas elas. Não adianta ser desesperada e deixar a impulsividade ser o sentimento para resolver as coisas. Primeiro você precisa identificar qual é o tamanho do rombo no seu orçamento. Em segundo lugar, vá até seus credores e renegocie. Por fim, bole uma estratégia para pagar suas dívidas e honre todas as parcelas. Só assim terá seu nome limpo novamente e conseguirá trabalhar melhor com sua renda.

Boa sorte! Quais são as suas dúvidas?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close