Festa solidária: Doações no lugar de presentes

Festa solidária: Doações no lugar de presentes

*Luciana Cattony

Já pensou em fazer de sua comemoração uma oportunidade para ajudar quem precisa? As festas de aniversário têm se tornado belos exemplos de ações sociais. A cantora Madonna, ao comemorar seus 50 anos e o ator Reynaldo Gianecchini, ao completar 40, trocaram os presentes por doações e ajudaram crianças órfãs africanas e também crianças brasileiras com Câncer. Mas vamos combinar que não precisa ser celebridade para reforçar a cultura da cidadania por aí, não é mesmo?

O casal Renata Palazzo e Daniel Bonatto, de Porto Alegre, vão comemorar o aniversário de 1 aninho do Felipe e também aproveitaram para pedir aos convidados que, ao invés de presentes, façam uma doação. “Felipe tem um monte de roupas e brinquedos; infelizmente nem todas as crianças podem dizer o mesmo”, afirma Renata, Analista de Negócios. Os convidados do casal poderão contribuir com doações via site  e presencialmente; já que nem todos se sentem à vontade para realizar transações via internet. “Desta forma, todo mundo contribui”, complementa.

renataRenata Palazzo e Felipe – arquivo pessoal

Para que todos os convidados entendam a dinâmica da festa e se engajem, a iniciativa de levar a doação no lugar do presente deve estar expressa de maneira bem clara nas peças de divulgação da festa (seja no convite impresso, evento no Facebook, convite no WhatsApp etc.). Renata e Daniel prepararam um discurso carinhoso e inspirador para seus convidados; no texto do convite já se percebe a simpatia e delicadeza da família. Veja só:

convite_festa_solidaria

Continue a ler a matéria na próxima página!

E não é só em aniversários que a festa solidária está ganhando espaço. No chá de fraldas do seu filho Bento (hoje com 1 ano e 8 meses), Aline Sommer, Especialista em Gestão de Pessoas, arrecadou mais de 40 kg de leite em pó para o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul. Ela pediu para aqueles convidados que desejassem levar algum presentinho a mais, que levassem leite em pó para doação, um item de bastante necessidade no Instituto. “Os convidados apoiaram muito a ideia e alguns deles começaram também a pedir doações em suas celebrações”, afirma.

No momento da entrega dos “presentes” à Instituição, Aline teve o cuidado de fotografar e postar as imagens como forma de agradecimento aos seus convidados. Uma atitude que demonstra consideração e respeito a todos aqueles que abraçaram com carinho a sua causa e tiveram oportunidade de ajudar as crianças da Instituição.

 

doacoes_institutoAline Sommer entregando doações no Instituto do Câncer Infantil – arquivo pessoal

Seguindo a mesma dinâmica de ajudar quem precisa, a festa de 1 ano de Bento, filho da Aline, também arrecadou doações; desta vez para 2 Instituições diferentes: Médicos sem Fronteiras e AACD. Aline optou por doações via site (plataforma Presente Consciente, a mesma utilizada pelo casal Renata e Daniel), que dá ao anfitrião a opção de doar 100% da receita arrecadada, ou ficar com 50% das doações.

Desta vez, Aline escolheu a última opção, presenteando seu pequeno com um escorregador e uma caixa de areia que ele tanto queria. “Além de poder ajudar mais pessoas, sabia que não teria lugar em casa e que meu filho não brincaria com a quantidade de brinquedos que as crianças costumam ganhar nas festas. E eu não estava errada: até hoje – 8 meses depois – ele ainda tem brinquedos fechados que ganhou de algumas pessoas que optaram por presenteá-lo dessa forma”, afirma Aline.

aniversario_bentoAniversário de 1 aninho do Bento – Aline, Bento e Marcelo – Créditos de Imagem: Gustavo Mittmann

Quando questionada sobre o que a motivou a realizar eventos solidários, Aline foi categórica: “Espero desta forma poder incentivar meu filho a ser uma pessoa do bem, um cidadão consciente, sabendo que desde a barriga já estava contribuindo para um mundo mais justo. A maternidade nos transforma para melhor”. E antes que você pense que só as pessoas ricas podem “se dar ao luxo” de realizar eventos como esses, é bom lembrar que atos de bondade não escolhem classe social.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Existem várias maneiras de praticar a solidariedade e essas celebrações são apenas uma das opções. Renata, Daniel, Felipe, Aline, Bento, Marcelo e tantos outros nos ensinam que um brinquedo não dura para sempre, mas o exemplo da solidariedade e a inspiração que ela gera, sim!

Se você pensa em realizar festas solidárias, seguem alguns cuidados:

– Escolha com carinho a Instituição a ser apoiada e pesquise quais os itens de maior necessidade.
– Lembre-se de comunicar aos convidados, de maneira bem clara, que a sugestão é doar ao invés de levar um presente. Crie um discurso envolvente.
– Se optar por doações via site, lembre-se de oferecer também outra forma de participação para os convidados que não são familiarizados em realizar transações online.
– No caso de comemorar em casa de festas, retire da porta de entrada a caixa / saco de presentes para não constranger os convidados que participaram com doações e estão chegando na festa de “mãos vazias”.
– Registre o resultado da boa ação dos convidados e agradeça a participação: vale fotografar ou pedir uma declaração que a Instituição recebeu as doações.
– E não se esqueça: Você inspira! Parabéns pela atitude e vá em frente! 🙂

*Luciana Cattony é publicitária e fundadora do site Real Maternidade.  Luciana tem como objetivo facilitar a vida das mães e levar leveza e alegria a essa rotina.

 

Créditos da imagem de destaque: Gustavo Mittmann

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Luciana Cattony

Luciana Cattony

Real Maternidade

close