Guia de casamento

Guia de casamento

Depois de anos de namoro, finalmente ele te pediu em casamento! Após toda a emoção, jantar com as famílias e a comemoração dos noivos, chega a hora de começar os preparativos para o grande evento. Mas como toda noiva de primeira viagem, você não sabe nem por onde começar. Pensando na vida agitada das noivinhas leitoras do Armário, nós fizemos um guia que vai te ajudar passo a passo tudo que deve ser feito, desde o comecinho da cerimônia até o último brinde da festa.

Passo 1: Agendar a data
Sem dúvidas, este é o primeiro passo para o seu casamento. Pense em algumas opções de datas com o parceiro e verifique com a igreja e o buffet quais são os dias disponíveis para a celebração e comemoração.

 

Passo 2: A lista de convidados
A lista de convidados sempre muda, e é por esse motivo que ela deve ser deixada para o último momento. Mas, os noivos devem ter em mente a quantidade de pessoas que vão convidar, pois é a lista que determinará o quanto o casal vai gastar, e também o tamanho do local da celebração.

Passo 3: A igreja
Converse sobre todos os detalhes com o padre ou o responsável pela igreja, afinal, você deve saber o que é permitido ou não dentro da paróquia. “Também é preciso escolher o repertório e se optará por coral e violinistas durante as canções (vale lembrar que algumas igrejas não permitem essa escolha). No dia da celebração pode acontecer de outras noivas se casarem na mesma data, e se isso ocorrer deve-se entrar num acordo quanto à decoração da igreja e altar – tanto no quesito estético quanto no orçamento, que neste caso será dividido entre todas as noivas”, explica Daniela Rodrigues, assessora de eventos da Dani&Cris Ideias e Eventos.

Passo 4: A festa
Após agendar a data com o salão, verifique se o espaço está adequado ao número de convidados. Cheque a ventilação e a disponibilidade de caixas de som por todo o local. Para a decoração, escolha flores que resistam à ventilação. Os arranjos de mesa devem ser elegantes, mas sem atrapalhar a visão entre os que estão sentados na mesa.

Quanto ao buffet, realize a degustação de todo o cardápio. “Ingredientes de qualidade e um serviço atencioso nunca saem de moda em qualquer estilo de casamento. Comida deliciosa é importante, pois apesar de gostar de inovações, o paladar dos convidados pode se cansar com as invenções culinárias”, alerta Renata La Porta, banqueteira.

Passo 5: O convite e as lembranças
O convite deve ser escolhido pelo casal de acordo com o gosto pessoal dos dois. É preciso pensar também no estilo da festa, pois tudo deve combinar perfeitamente. Além disso, eles devem ser entregues 30 dias antes da cerimônia.

Já as lembranças podem ser clássicas, modernas, e até diferentes e personalizadas! Para quem deseja se inspirar, basta conferir algumas opções (para todos os gostos) em outra matéria já publicada.

Passo 6: Convidando os padrinhos
Chegou a hora de convidar os padrinhos. Para isto, basta realizar um jantar e propor, com os convites em mãos, que apadrinhem a união.

Passo 7: A música
Antes de tudo, decida se o melhor na sua opção será a contratação de uma banda ou de um DJ. É essencial que os noivos escolham músicas que lhes agradem, mas que também possam agradar a todos os convidados.

Passo 8: Fotografia e filmagem
Para escolher profissionais confiáveis e que caibam no seu orçamento, o jeito é pedir indicações para os amigos mais próximos. Dedique-se a conhecer o trabalho de quem está contratando, e, de preferência, peça para olhar alguns álbuns e vídeos de outros casamentos.

Passo 9: Roupa dos noivinhos
Antes de escolher o modelito do noivo e o vestido da noiva, é preciso levar em conta o tipo de festa: formal ou informal. Além disso, a hora do evento também conta bastante. É bom se organizar e já ter na cabeça os modelos que mais gosta antes de sair por aí olhando todas as lojas da região. Organize-se, pois é preciso ter até cinco provas antes do grande dia, para não correr o risco de ter que fazer algum ajuste às vésperas do casamento.

Para eles, o mais tradicional é que usem fraque ou traje escuro completo, mas tudo varia e depende do gosto do noivo e do estilo que ele deseja passar em sua celebração.

Passo 10: Chá de panela
Depois que todos os detalhes da cerimônia e da festa estiverem planejados, é hora de preparar as celebrações ‘agregadas’ do casamento. O chá de panela é ideal para reunir a mulherada do casamento e ganhar muitos presentes, que serão fundamentais depois do casório! Como esta é uma festinha mais simples, pode ser feito no salão de festas do seu prédio mesmo, com uma decoração caseira, um bolo e muitos quitutes!

Passo 11: Curtir muito!
Finalmente o grande dia chegou, e agora é a hora de curtir tudo o que foi planejado com tanto carinho! Esta é a hora de abraçar todos os convidados e sorrir muito, afinal, é o marco da união com o seu príncipe, e a partir desta data, tenha certeza de que uma nova fase se inicia! Aproveite cada momento do seu dia e lembre-se: ao acordar no dia seguinte você já será uma mulher casada, e isso muda tudo para nós, mulheres!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close