Guia de investimento em Multimercados

Guia de investimento em Multimercados

O assunto investimento ainda é um tabu pra muita gente, mas ele pode ser tratado com naturalidade. É importante saber que qualquer pessoa pode começar a investir seu dinheiro. Porém, para evitar sustos e perda de dinheiro é necessário estudar e entender bem o que é cada coisa.

Pensando nisso a equipe do Finanças Femininas reuniu dicas para você investir da maneira certa e se modernizar. Nem sempre a poupança é uma boa opção. Existem outros tipos de investimentos nos quais você pode lucrar mais. Algumas opções estão nos Fundos Multimercado.

O que é?
O nome é didático e causa curiosidade. Este tipo de investimento reúne diversas classes de ativos (renda fixa, ações, previdência…). Cada um tem suas características específicas. As principais diferenças estão no retorno que cada um pode trazer, tempos de resgate e, principalmente, nos riscos.

O gestor de um fundo multimercado junta aplicações nesses tipos de ativos diferentes e consegue equilibrar os riscos. Para começar a injetar dinheiro nessas aplicações é preciso ter certeza do seu perfil de investidora. Cada fundo multimercado vai ter um nível de risco diferente, assim como o prazo para resgatar o seu dinheiro. Mas ele pode ser uma boa opção para quem quer fazer um investimento, procura um retorno e não quer riscos tão altos.

Qual é o lado bom?
Segundo levantamentos de 2012 os Fundos Multimercado renderam muito bem. Isso atrai cada vez mais interessadas que buscam novos horizontes no assunto investimento. O principal atrativo é que está rendendo mais do que a renda fixa.

Esse já é um bom primeiro passo, né? Como incluem ativos de diferentes mercados, esses fundos podem ter aplicações que rendem mais do que outras, mas, na média, eles podem render bem e ter os riscos mais sob controle. Mas para isso, você precisa entender os ativos que estão dentro do fundo, alguns podem ter uma volatilidade maior do que outros. Segure o frio na barriga e procure mais informações. Isso representa um bom retorno ao longo prazo, mas claro, isso depende de onde que escolheu para aplicar sua grana.

O segredo do sucesso é saber a hora certa. E isso você só vai saber com experiência. Ou seja, vá com calma e observe o mercado financeiro. Como é possível investir em diversos tipos de ativos (por isso o nome multimercados) deve ter uma estratégia de ganho. Acompanhe o mercado e acerte na escolha do fundo e do gestor que toca o fundo!

O que devo ficar atenta?
Além de estudar e entender tim tim por tim tim, precisa saber trabalhar com a incerteza do cenário econômico. Converse com pessoas experientes e tire todas as suas dúvidas de tudo. Veja bem quem é o seu gestor, as credenciais dele e procure entender a estratégia do fundo. Acompanhe o seu desempenho e converse sempre com ele (ou ela!) para ver se o fundo está indo bem. Procure investir em fundos de corretoras e bancos com um histórico de solidez.

Multimercados tem lado ruim?
Lembre-se que todo investimento que escolher tem risco. É ingenuidade achar que algum é totalmente seguro. Deixe as ilusões de lado e trabalhe com a realidade! Isso cai como uma luva para o multimercado – ele pode ter um nível maior ou menor de risco (e retorno). Fique com o radar em alerta e estude bem o assunto!

Se tem uma aplicação pesada em renda variável, por exemplo, o risco pode ser maior. Fica o alerta: entenda antes de fazer o investimento e evite sustos! Sabendo disso, entenderá que mesmo com riscos essas aplicações costumam ser mais seguras.

Ficou com alguma dúvida?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close