Guia definitivo para quem quer morar sozinha

Guia definitivo para quem quer morar sozinha

Chegou o momento e você decidiu morar sozinha, mas não sabe por onde começar? Sair da casa dos pais é um passo importante na vida de qualquer mulher. Porém, este é um momento delicado e que requer muito planejamento financeiro para que as coisas não se compliquem lá na frente.

Seja para estudar ou trabalhar longe de sua cidade natal, ou mesmo por querer sua independência, esta é uma decisão a ser tomada com muito cuidado. Este grande passo implicará em forte amadurecimento pessoal e financeiro.

Para te ajudar nesta jornada, separamos 8 matérias que te ajudarão a passar menos perrengue ao se mudar para a casa nova. Confira!

1 – Passo a passo: como morar sozinha

Você pode ter decidido morar sozinha por diversos motivos. Não importa o porquê, mas essa é sempre uma aventura cheia de imprevistos. Por isso, listamos dicas do que fazer para não passar tanto sufoco na nova casa. (Leia mais aqui)

2 – 3 aspectos para avaliar antes de morar sozinha

Você pensou bem sobre sua situação financeira quando decidiu morar sozinha? Junto com a independência vem um monte de boletos para pagar, e estar consciente do seu orçamento te ajudará a moldar um estilo de vida que caiba em seu bolso. Aqui, levantamos três pontos importantes para que a experiência de ter o próprio cantinho não se torne um pesadelo. (Leia mais aqui)

3 – Vai morar sozinha? Saiba como montar um orçamento

Chegou um dos momentos mais adultos da vida: fazer um orçamento doméstico. Agora é sua responsabilidade saber quanto pagará de aluguel ou prestação do imóvel, o valor do condomínio e os gastos básicos. Isso determinará seu padrão de vida e, assim, o quanto pode gastar. Nós te ensinamos por onde começar! (Leia mais aqui)

4 – Morar sozinha: como estimar custos de uma nova cidade antes de se mudar

Leitura complementar

Manual de Como Morar Sozinha

Manual de Como Morar Sozinha

Ver mais

Só quem já se mudou de cidade sabe o quanto isso custa caro. Tem gente que resolve colocar todos os móveis no caminhão e pagar pelo o frete, enquanto outras pessoas preferem vender tudo e comprar outros na nova cidade. Para saber qual a melhor opção para você, é necessário fazer muita pesquisa. Confira quais são as alternativas e escolha a mais vantajosa para o seu bolso. (Leia mais aqui)

5 – 7 dicas para escolher imóvel para aluguel

Já cansou de andar por aí procurando um imóvel para alugar e ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção? Essa é a parte burocrática para conseguir ter um cantinho só para você. Não basta apenas ser uma casa ou apartamento bonito. É importante levar em consideração outros detalhes antes de fechar negócio. (Leia mais aqui)

morar-sozinha

6 – 3 maneiras de cortar os gastos para morar sozinha

Casa nova, gastos novos. Com o perdão do trocadilho, mas bancar um imóvel sozinha custa caro! Nesse início, é comum nos empolgarmos e querer comprar tudo que vemos para nossa casa. Mas calma, é preciso racionalizar sobre os gastos e comprar, neste primeiro momento, apenas o que é importante para você, como os eletrodomésticos e móveis. E esteja preparada para deixar uma parte da sua renda nos supermercados. (Leia mais aqui)

7 – Como manter a casa em ordem morando sozinha

Muitas vezes, a parte mais difícil de morar sozinha é conseguir manter a casa em ordem. Criar uma rotina de arrumação é importante para manter o ambiente sempre limpo. Confira dicas de como adquirir esses hábitos de forma simples e sem estresse. (Leia mais aqui)

8 – 10 itens que toda mulher que mora sozinha precisa ter em casa

Já passou por algum perrengue, como um chuveiro queimado ou pia entupida, e não conseguiu resolver? Morar sozinha tem dessas coisas e sempre tem algo que quebra. Contratar profissionais para consertar esses pequenos perrengues do dia a dia pode pesar no orçamento. Por isso, listamos os itens indispensáveis para te ajudar em qualquer emergência. (Leia mais aqui)

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Gabriella Bertoni

Gabriella Bertoni

Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

close