Guia para facilitar sua mudança

22.11.2013

-

Por Governess Consultoria Familiar

Guia para facilitar sua mudança

* Antoniele Fagundes

A palavra mudança me remete a coisas boas, novos começos e esperanças. Quando mudamos qualquer coisa em nossa vida temos a oportunidade, pelo menos em parte, de fazer novamente, de recomeçar mas com a experiência do que já foi e a esperança do que virá. Antes de uma mudança analisamos prós e contras para chegarmos à conclusão que seja mais adequada às nossas necessidades e possibilidades.

Quando o assunto é mudança de casa,  muitas pessoas se preocupam com o trabalho que a tarefa exige. Mas, se pensarmos bem, os momentos de decidir, procurar e encontrar um nova casa são ótimos para nos conhecermos melhor, conhecermos nossos pertences e analisar suas funcionalidades. Ao todo, durante minha vida, eu me mudei de casa 14 vezes. E aprendi muito com cada uma delas.

O começo de tudo em uma mudança é encontrar um imóvel que, a princípio, nos pareça o adequado. Após decidir que irá se mudar, por planejamento ou até mesmo por motivos inesperados, tais como uma proposta de emprego em outra cidade, devemos considerar que a casa onde moramos é o nosso lar e precisamos escolhê-lo com carinho. Por isso, questões como o bairro, vizinhança, metragem do imóvel, casa ou apartamento, tudo isso deve ser considerado.

Após a escolha, verifique quais as providências que a casa nova precisa – caso tenha tempo hábil para isso. Tal como  reformas, pinturas, etc…

dicas para organizar a mudança

Transporte

Antes de escolher a empresa que fará a mudança dos seus pertences, caso vá usar alguma, é hora de pensar em cada item que possui e sua utilidade.

Faça o descarte de tudo àquilo que você não usa mais ou que está estragado e você não pretende arrumar. E lembre-se, descartar não significa se desfazer de algo para comprar outro. O descarte diz respeito ao excesso de algo e aquilo que não está em uso. Após descartar, separe o que irá doar e o que irá vender.

Se a mudança for para outro país, acho importante verificar se vale a pena levar móveis e eletrodomésticos. As mudanças para outro pais, costumam ser caras e em alguns casos demoram para chegar até o destino final. Além disso, para o caso de eletrodomésticos é necessário conferir a amperagem e voltagem da nova casa para verificar se seus aparelhos são compatíveis.

Depois de decidir o que fica e o que vai, separe uma mala com tudo aquilo que é imprescindível e leve esta mala junto com você. Esta mala não poderá ser grande, visto que seguirá viagem com você. Então seja seletivo e analise o que é mais importante e o que mais tem valor para você.

Depois disso, faça uma busca das empresas que realizam a mudança da sua cidade para seu destino e analise os preços e o que elas oferecem. Busque empresas reconhecidas no mercado! Neste momento você já saberá quais pertences irá levar, então peça um orçamento. Separe suas coisas por grupos. Exemplo, roupas de cama e mesa, roupas pessoais, livros, perfumaria, panelas, objetos de escritório, etc.

Converse com a empresa de mudança sobre sua necessidade e peça caixas especiais para televisores e objetos de louça e vidro, por exemplo. Peça a eles que, se possível, não encaixotem nada que não seja do mesmo grupo. Pois, muitas vezes para aproveitar espaços dentro das caixas, eles acomodam algumas coisas juntas com outras. É importante que você acompanhe o dia de empacotamento e também que verifique se os dizeres de especificações das caixas são o que de fato tem  dentro delas. Caso seja necessário aproveitar espaço em uma caixa, exija que escrevam exatamente o que tem dentro daquela caixa.

Novo lar

Algumas empresas possuem o serviço de empacotar e desempacotar. Se informe sobre este serviço, pois pode ser muito útil e pode fazer com que a mudança seja mais dinâmica em todo o processo. Então, esteja presente no momento de empacotar seus pertences e desempacotar também.

Para aproveitar melhor o serviço de desempacotamento, você precisa saber onde tudo será acomodado na nova casa. Por isso, visite o imóvel antes da mudança chegar e separe os armários e locais onde ficarão seus pertences. Uma dica é colocar fita crepe e escrever o que ficará em cada espaço, assim fica mais fácil visualizar e se organizar com o pessoal da mudança. Se você ainda não se decidiu sobre o local onde ficarão seus pertences ou se a empresa de mudança que escolheu não conta com esse serviço, seja ainda mais minuciosa ao descrever o que tem dentro de cada caixa. Separe seus pertences de uso cotidiano e faça caixas especiais para esses. Por exemplo, panelas e toalhas são muito utilizadas e precisam ser fáceis de localizar entre as demais caixas.

Outra coisa muito importante é que a nova casa precisa estar bem limpa para a chegada dos seus pertences, ok? Capriche na faxina. Se precisar, contrate faxineiras avulsas que cobram por hora ou por dia. Por fim, não se apavore. Faça tudo com calma, mas com objetividade para não gastar mais tempo do que o necessário.

Se precisarem de mais dicas para a sua mudança, fiquem à vontade para me escrever!

Boa mudança para vocês!

Um beijo grande!

 

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando famílias em todas as questões domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail antoniele@governess.com.br.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close