Não quero ter filhos!

Não quero ter filhos!

Quando o assunto é ter um filho, a última coisa que as pessoas costumam pensar é no quanto vão gastar. O sonho de ser mãe, de acompanhar o crescimento da criança e imaginar como ela vai ser quando estiver adulta, a euforia da expectativa, tudo isso supera as diferenças no orçamento e todo o planejamento que será feito para receber o bebezinho.

Agora, se você for dessas que não sente vontade de ser mãe ou pelo menos não coloca isso nos planos por agora, não se culpe! Muito pelo contrário, este post é para as mulheres que não querem saber da maternidade e estão interessadas em saber as vantagens disso. Nós do Finanças Femininas acreditamos na liberdade de escolha que toda mulher deve ter para cuidar da sua própria vida!

O custo da criação

Se você está decidida a não ter um filho, o dado que vamos te mostrar agora vai confirmar sua decisão: em famílias com boas condições financeiras, criar um filho custa entre R$ 1 e 2 milhões! O detalhamento dos custos foi abordado em matéria da Exame, com base em estudo feito pelo Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing.

A conta engloba desde o que você gasta na fase inicial (com fraldas e pediatra) até os custos de mensalidades de escola, faculdade e os presentes e viagens que acompanham toda a trajetória. A maior fatia do investimento fica por conta da educação.

mulheres que optaram não ter filhos

Carreira

Muitas mães demonstram muita garra quando conseguem equilibrar bem a tarefa de criar os filhos e cuidar bem da vida profissional. Por outro lado, muitas mulheres preferem focar toda a energia na carreira e numa vida pessoal desvinculada da criação de outra pessoa.

De certa forma, não se preocupar em criar um filho pode te ajudar a focar sua concentração no crescimento profissional. Sem a responsabilidade de dividir toda a carga dividida entre vida pessoal e carreira com filhos, você tem mais tempo para se dedicar a seu trabalho e a buscar mais cedo qualidade de vida.

Pense bem, sem precisar separar dinheiro para a poupança do filho, plano de saúde, mensalidades escolares, entre outros gastos, você poderá juntar dinheiro para melhorar suas condições de vida mais rápido. E sem a pressão de buscar filhos na escola, levar ao pediatra no meio do dia e participar ativamente da sua educação no dia a dia, sobra mais tempo para se divertir ou dar aquele gás na carreira.

Relações humanas

Se você optou por não ter filhos, é bem possível que tenha enfrentado certo preconceito ou ouvido comentários tendenciosos como “uma hora você vai acabar sentindo a necessidade de ser mãe” ou “toda mulher precisa ser mãe para se sentir completa”. A verdade é que esse desejo pode sim fazer parte da vida de muitas mulheres, mas não se trata de uma regra.

A ausência de um filho na vida de uma pessoa não necessariamente significa vazio. A mulher sem filhos poderá preencher a vida em vários aspectos que a farão feliz. Se você se sente assim, não se sinta pressionada a seguir um padrão social!

Algumas celebridades já levantaram a bandeira da vida sem filhos e foram listadas em um ranking feito pelo portal de notícias norte-americano Huffington Post, entre elas estão as atrizes Cameron Diaz e Zooey Deschanel.

mulheres sem filhos

Muita gente acredita que, ao final da vida, as pessoas podem se sentir muito sozinhas se não tiverem filhos por perto. É um grande equívoco. Criar uma ampla rede de amizades, ser uma pessoa ativa e de bem com a vida são fatores capazes de espantar qualquer tipo de vazio.

Se você é mãe ou tem desejo de se tornar mãe um dia, não pense que esse post foi feito para provocá-la! Nossa intenção é mostrar que não há nada de errado em buscar caminhos diferentes – e como lidar com estas situações na vida.

E você, o que pensa sobre a maternidade? Comente sobre o assunto!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close