Nova plataforma mostra quanto custa a corrupção no Brasil

Nova plataforma mostra quanto custa a corrupção no Brasil

Há tempos denúncias e desvios de verba ganham espaço nas notícias, rodas de amigos e almoços de família. Mas, afinal, quanto a corrupção de fato custa ao Brasil? Para tentar responder a essa questão e dar dimensão dos números à população, nasceu a plataforma De Real para Realidade.

Criada pela FCB Brasil para o Estadão, a ferramenta traz aos leitores a noção exata dos valores envolvidos nos casos de corrupção, calculando como as quantias desviadas poderiam ter sido aplicadas em bens e serviços públicos. Assim, os valores informados nas notícias são automaticamente convertidos em itens palpáveis, como ambulâncias, vacinas, merenda escolar, medicamentos e quadras esportivas.

Quer um exemplo? Se você vir uma denúncia de desvio de R$ 316 milhões em uma matéria, a plataforma irá mostrar que esse valor poderia significar 2.257.1428 vacinas H1N1, 15,8 mil ambulâncias ou ainda 316 m de linhas de metrô. Além disso, a comparação será complementada com notícias do portal que exemplifiquem onde aquele dinheiro poderia fazer a diferença e melhorar a vida das pessoas.

plataforma_estadao_interna

Quando estiver lendo alguma notícia do jornal, no portal ou versão mobile, relacionada à corrupção, os valores serão destacados para que a leitora possa ver algumas comparações. Clicando no item, ela será direcionada ao site De Real para Realidade, para conferir informações mais detalhadas sobre a conversão de valores e outros bens ou melhorias que poderiam ter sido realizadas.

A ferramenta é inédita no Brasil e no exterior. “O objetivo é ajudar a dimensionar como esse dinheiro impactaria a vida da população. Mais do que informar, usamos a tecnologia e a inovação para ir além da notícia. É uma forma de aprofundar o conteúdo que produzimos”, afirma Marcelo Moraes, diretor de marketing publicitário do Estadão.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

marianaribeiro

Mariana Ribeiro

Jornalista com sotaque e alma do interior. Longe das finanças, passa o tempo atrás de música brasileira, rolês baratos e ônibus vazios. Acredita que o mundo seria outro se as pessoas tentassem se ver.
Fale comigo! :) mariana@financasfemininas.com.br

close