O que é gourmet realmente é melhor?

O que é gourmet realmente é melhor?

Muito se fala hoje em dia sobre produtos “gourmet”. Mas será que os produtos apresentados como gourmet realmente o são ou apenas refletem uma estratégia do mercado para justificar um preço mais alto?

O termo gourmet refere-se a um estilo mais refinado, em que há muito cuidado no preparo do alimento ou bebida, que podem ter ingredientes raros ou mesmo uma aparência mais artística.

É comum encontrarmos alguns produtos gourmet como brigadeiro, pipoca, hambúrguer, café e cerveja. A questão é que nem todos os produtos anunciados como gourmet, que geralmente são mais caros, são verdadeiramente tão especiais. Muitas vezes é apenas um truque publicitário. Mas até perceber isso, você já comprou o produto e só depois percebeu que a única coisa que o produto tinha de gourmet era o rótulo…

Vai dizer que você ou alguma amiga nunca passaram por uma das situações abaixo?

1- “Uau! Aquele brigadeiro está me chamando. Ia ficar uma semana sem comer chocolate, mas prometo que vai ser só hoje. Resistir a este brigadeiro belga é um crime. Vou comprar logo três: dois para mim e um para a minha irmã. Assim aproveito a promoção: um por R$ 10 e três por R$ 25.” Depois de comer, você conclui que o doce não tinha nada de especial, muito menos a ponto de justificar um preço tão caro. Aí percebe que poderia muito bem ter resistido àquele brigadeiro que perde de 10 a zero para o brigadeiro delicioso que sua avó faz.


via GIPHY

2- “Vou finalmente matar a curiosidade e comer o hambúrguer gourmet vendido na rua atrás do escritório. É caro, mas deve valer muito a pena, só de ver a foto dá água na boca!”. A garçonete traz o menu e sua primeira dificuldade é escolher qual hambúrguer vai querer, afinal, há tantas alternativas de ingredientes…sem contar os tentadores tamanhos disponíveis de “super” e “master”. Como o preço também é super (caro) e master (caro), você prefere escolher o tamanho tradicional e o sabor mais tradicional também, pois são os mais “em conta”. O hambúrguer chega com uma linda bandeirinha espetada nele, ao mesmo tempo em que você pensa: “de qual país pode ter vindo esse hambúrguer tão pequeno?”, bem menor que o das redes de fast-food mais conhecidas. Na primeira mordida, você percebe que o gosto até é bom, mas lembra que já comeu hambúrgueres bem mais saborosos e incrementados na padaria perto da sua casa e que custavam um terço do preço.


via GIPHY

3- “Depois do passeio no parque com a turma vou sugerir de comprarmos umas pipocas gourmet. Devem ser um arraso, nunca vi tanto sabor inusitado”. Depois de muito trabalho pra convencer o pessoal, que preferia passar no mercado e comprar uns pacotes de milho de pipoca – que iam sair bem mais barato – você até fecha os olhos para comer o primeiro punhado. No fim das contas, aquilo não tem gosto de pipoca e muito menos de churros. A cara feia que seu amigo faz ao experimentar é a validação que a ideia foi uma tremenda furada.


via GIPHY

4- “Hoje vou fazer a receita daquela coxinha gourmet maravilhosa que vi na TV. Vou impressionar a família do meu namorado, vai ser um sucesso”. Você, que não tem tanta experiência na cozinha, começa então a preparar a mini coxinha de mandioquinha ao limão-siciliano e já se imagina em um reality show de culinária. Você está empolgadíssima, até que começa a perceber que a danada da coxinha é bem trabalhosa de se fazer e está demorando mais tempo do que imaginava para prepará-la. A tarde voa e a família do seu namorado chega, inclusive com a peste da irmã caçula dele, de quatro anos. Você avisa que ainda vai demorar um pouco para terminar o salgado e a garota começa a reclamar que está com fome. Duas horas depois, a coxinha está pronta e você exausta.  Sua ilustre cunhada mirim larga o pacote de bolacha e enche o prato de coxinha. O salgado realmente ficou ótimo e todos elogiam, até que a cunhadinha dispara: “Que gosto estranho de limão, nunca vi coxinha com gosto de limão. Eca”.


via GIPHY

As vezes não é necessário um rótulo gourmet para que um produto seja especial e maravilhoso. Sua receita de família ou mesmo aquela marca que fica escondidinha na prateleira do supermercado podem te surpreender muito mais que uma embalagem vendida como gourmet.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine o nosso conteúdo!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close