O que não pode faltar na sua casa – parte 1

01.02.2013

-

Por Governess Consultoria Familiar

O que não pode faltar na sua casa – parte 1

Antoniele Fagundes*

“Necessário, somente o necessário… O extraordinário é demais…” Já escutou essa musiquinha infantil? Ela faz parte da trilha sonora do filme Mogli, o Menino Lobo (as mamães de plantão conhecem!). Tenho pensado nela para analisar os excessos que acabamos acumulando dentro de casa.  Acredito que o extraordinário, muitas vezes, é desejado em nossas vidas pessoais, você concorda? Mas será que dentro de casa precisamos de mais do que o necessário?

Se você tivesse a oportunidade de montar novamente a sua casa, quais os itens seriam indispensáveis na sua lista? Será que entraria aquele conjunto de jantar de comida japonesa, já que você só come sushi fora de casa? Ou aquele secador de toalhas que você raramente usa? E as taças de conhaque que só servem para juntar poeira?

Pois é, eu montei a minha listinha dos itens indispensáveis e só deixei fora os móveis, utensílios básicos e objetos de decoração. Separei em departamentos de cama, mesa e banho. Para ajudar, resolvi compartilhá-la! Você pode usar a lista de comparativo para avaliar se dentro da sua casa existem mais itens necessários ou extraordinários.

Hoje irei falar dos itens necessários dentro de um banheiro. Segue abaixo a minha listinha!

Toalhas

Acredito que para cada morador da casa, três jogos completos de toalhas brancas são o suficiente (um jogo completo é composto de toalha de banho, de rosto e piso de banheiro). Eu gosto das toalhas brancas, pois são mais fáceis de tirar as manchas e de repor alguma peça, quando necessário, sem que isto comprometa a harmonia do jogo.

Se você recebe visitas em casa, para elas você pode ter três jogos completos de toalhas em tom claro. Eu sugiro tons claros para possibilitar serem lavadas juntas com as tolhas brancas e também para diferenciá-las das dos moradores.

Tapetes e pisos de banheiro

Para mim, precisa ter dois tapetes de banheiro por banheiro e três pisos de banheiro por morador da residência. Minha dica: Os tapetes de banheiro não podem ser confundidos com os pisos de banheiro. Tapetes de banheiro servem para compor a decoração e para pisar com os pés descalços, uma vez que, em geral, estamos descalços quando usamos o banheiro em casa. Já os pisos são feitos de tecido de toalha e devem ser utilizados após o banho para absorver o excesso de agua. Os pisos nunca devem ficar expostos no banheiro.

Escova, pente e secador de cabelos

Uma escova e um pente por morador e um secador de cabelos é o necessário para uma casa. E precisa ter mais?

Sabonete, shampoo, condicionador, escova de dente, pasta de dente, enxaguante bucal e fio dental

Um de cada em uso por banheiro e dois de cada em estoque (para nunca faltar!). Mas agora você fica pensando: vários tipos de perfume, cremes hidratantes, cremes de tratamento, algodão, cotonetes, etc.. Precisamos de mais do que um de cada um desses itens?

Rodinho para limpar o box e paninho de limpar a pia

Vale ter um para cada banheiro da casa. Esta dupla não pode faltar! Após o banho ou o uso da pia, se nos habituarmos a passar o rodinho recolhendo os pingos de agua do box e o o excesso de agua da pia com o paninho, nosso banheiro ficará sempre bem mais organizado.

A minha listinha de itens necessários para o banheiro terminou. Você esta sentindo falta de algum item? O que você diria da balança de banheiro, chapinha para cabelo, secador e aquecedor de toalhas e espelho para barbear/maquiagem? Bom, isto irá depender do estilo de vida e hábitos de cada um.

Por exemplo, se você é do tipo que vive em dieta ou precisa controlar o peso, provavelmente uma balança será necessária. Mas e se não é este o seu caso, será mesmo que você precisa?

“Necessário, somente o necessário… O extraordinário é demais…”

Até o próximo texto!

Um beijo grande para você,

Antoniele

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando familias em todas as questoes domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail: antoniele@babaideal.com.br.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close