O que vale a pena com o vestido de noiva

O que vale a pena com o vestido de noiva

Que menina nunca sonhou com o seu vestido de noiva? Estamos para ver algo que seja mais simbólico para o casamento quanto a escolha – e as provas! – do vestido. Existem infinitas opções de modelos, texturas e cores… E como se não bastasse essa dúvida (que quase mata a gente de incerteza), ainda temos que pensar num jeito de não extrapolar nos gastos.

Dá para conseguir o vestido dos seus sonhos que caiba no seu orçamento. Você tem algumas opções: comprar, alugar, trazer de fora… Confira os prós e os contras de cada uma delas:

Fazer o primeiro aluguel
“Eu e o Felipe não tínhamos muita grana para gastar. Por isso priorizei serviços no nosso casamento que foram: comida e música. O resto, não queria gastar muito. Depois de muito procurar, encontrei o vestido ideal numa loja de aluguel. Só olhei os modelos que nunca tinham sido usados. Optei por um modelo liiiindo e que custou R$ 3 mil, um preço ‘ok’ pra gente”, diz Laura, de 27 anos.

O primeiro aluguel é uma peça que nunca foi usada e está disponível para aluguel. Por nunca ter sido usado antes o custo costuma ser um pouco mais caro que o aluguel normal, mas ainda assim sai mais barato do que comprar um novo.

É uma boa opção para aquelas mulheres que não são tão apegadas aos objetos e acham que ficarão bem ao devolver o vestido depois cerimônia. Existem uma infinidade de modelos e também a opção de criar um que é a sua cara. Depois de pronto, precisa só fazer os ajustes necessários e usar no grande dia.

Alugar
“Nunca me liguei tanto em coisas. Então tinha certeza que poderia alugar o vestido. Dessa forma acreditava que estaria fazendo um bom negócio. Visitei umas 20 lojas especializadas em noivas até encontrar o meu. Finalmente achei a peça do jeitinho que queria! Não perguntei quantas vezes tinhas sido usado, só fiz os ajustes e usei. Confesso que senti uma dorzinha na hora de ter que devolvê-lo…”, diz Kiemi, de 24 anos.

Para noivas que são desapegas como Kiemi, é um bom negócio. Desde que faça uma pesquisa antes e comparar o aluguel com os preços de compra de vestido. Dependendo da loja e do modelo o aluguel pode ser tão caro quanto um vestido novinho. Pesquise e escolha o que cabe no seu bolso.

Precisa de maturidade para alugar, porque depois da cerimônia fica difícil se desfazer das lembranças materiais. O vestido – para a mulher – é uma das coisas mais significativas do grande dia e que mais ficará guardado na lembrança para sempre.

Comprar pela internet
“Estava alucinada atrás do vestido de noiva ideal. Visitei diversas lojas e olhei muitas revistas, mas não encontrava o que eu queria, sabe? Até que entrei num site chinês que vende vestido de noivas e… estava lá o vestido perfeito para a noite! O melhor é que o preço estava convidativo e entregavam no Brasil. Não tive dúvidas e fechei o negócio. Demorou bastante tempo pra chegar e tiver que fazer muitos ajustes”, diz Camila, 29 anos.

Comprar um vestido de noiva pela internet é arriscado. Confirme se o site é seguro e se o negócio é mesmo vantajoso para o seu casamento. Vestidos comprados em outros países costumam demorar bastante, então veja isso com no mínimo 6 meses de antecedência.

Esteja preparada também para fazer os ajustes necessários na peça. Isso não quer dizer que seu corpo não está legal, os moldes internacionais são diferentes dos brasileiros. Às vezes, somando o ajuste com o preço do frete, essa opção pode sair igual ou maior ao preço de um aluguel de um vestido aqui no Brasil.

Importar
“Logo que eu e o Flávio ficamos noivos, fomos comemorar numa viagem para Nova York. A viagem foi incrível e tudo lindo! Inesperadamente, num dos nossos passeios encontrei o vestido dos meus sonhos. Disfarcei para não mostrar para ele a minha reação e, assim que tive um tempinho sozinha, corri na loja. Provei, adorei e levei! Fiz uma loucura, mas foi certeira (risos)”, diz Mariana, de 30 anos.

Trazer um vestido de outro país só vale a pena mesmo quando a noiva prova antes de levar. Se o preço for convidativo e tiver gostado, porque não? Pense bem no preço dos ajustes que fará no Brasil e, se mesmo assim, o preço é vantajoso para a vida do casal feche negócio. No entanto, fique atenta: muitas lojas não têm o vestido para pronta entrega – isso significa mais uma viagem para ir buscá-lo…

Não esqueça que para trazer o vestido é necessário guardá-lo de um jeito que não o estrague durante o caminho. Esteja segura na forma de fazer o transporte e veja com a loja a melhor forma de empacotá-lo. Posicione-o na mala de forma que não amasse ou estrague os enfeites e acessórios do vestido.

Novo
“Casamento é uma coisa muito especial para mim. Priorizei o vestido de noiva como o detalhe mais importante da data. Queria estar linda e que o vestido fosse especial ara mim. Procurei muitas costureiras experientes no ramo para fazer o meu. Depois de muito procurar, encontrei uma excelente e que atendia todos os meus desejos dentro do meu prazo. Ela usou os materiais iguais ao vestido da minha mãe, dando um toque mais especial ainda. Fiquei maravilhosa e tenho o vestido guardado até hoje nas minhas coisas”, Lígia, de 35 anos.

Ter um vestido novinho é o sonho da maioria das noivas. Entre as opções listadas acima fazer o vestido é o mais caro, porque vai ter que começar do zero. Por outro lado, a peça é histórica e carrega um tom de sentimentalidade. Vale a pena para as noivas que querem arcar com os custos desse sonho.

Para saber quanto vai custar o seu vestido, na média, some tecidos, camadas, acessórios, linhas e mão de obra da costureira. O objeto é de fato especial, porém caro e considerado um artigo de luxo. Veja dentro do orçamento disposto para a festa se é possível atender essa vontade.

#FicaDica
Ao decidir fazer uma cerimônia de casamento como manda o figurino, a noiva e o noivo devem decidir quais serão os detalhes da festa essenciais. O casal deve investir um valor mais alto para ter a qualidade esperada. O serviço não precisa ser necessariamente caro, basta ser o que ambos se propuseram a investir.

Para tudo sair conforme o esperado tenha um planejamento com seu noivo. Precisa quantificar quanto vai custar cada coisa e quanto vão economizar para realizar o sonho da cerimônia. Façam uma reserva e guardem juntos o dinheiro necessário para todos os detalhes!

Economia não significa sacrifício de vontades. Antes de fechar qualquer serviço para o casamento, faça uma pesquisa entre os servidores. Com isso em mãos, é capaz de negociar e conseguir o valor desejado.

Qual é a opção com a sua cara?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close