O segredo para ter um ano rico e próspero

O segredo para ter um ano rico e próspero

A minha palavra de ordem para 2018 é gratidão – e isso tem tudo a ver com o meu bolso.

Essa foi a minha grande lição de 2017. Tendemos a querer mais e mais, e parece que a lista de desejos não tem fim. A cada edição de revista, olhada na timeline do Facebook ou mesmo passeio na rua, voltamos para casa com novos desejos de consumo. É aquela bolsa, aquele perfume, o celular novo. Uma bota, um livro, uma novidade de beleza. Parece que a nossa capacidade de querer mais cresce a cada instante.

Por outro lado, o salário não avança na mesma velocidade. E o pior: acreditamos que o próximo item da lista vai trazer felicidade, mas em pouco tempo a novidade perde o seu efeito e passamos com ansiedade para o próximo item da lista.

No início de 2016, decidi ficar seis meses sem compras. Os insights foram tantos que acabei resolvendo escrever meu novo livro, o “Detox das Compras”. E desde então, decidi parar de olhar para o que ainda não tenho. A ideia era simples: dar mais valor para o que já tenho.

Nesse momento, tudo mudou. Passei a andar mais satisfeita com a vida. Ao olhar para meu armário, comecei a ver as infinitas possibilidades de combinações – e não senti mais aquela velha aflição: “tanta roupa, mas não tenho nada para vestir”. Mas o mais importante foi que passei a olhar além de tudo isso. Quando cortei os impulsos e me livrei do consumismo, descobri que a vida podia ser mais leve. Passei a ter menos vontades e comecei a perceber mais onde estavam as minhas sortes.

No livro “The High Price of Materialism”, Tim Kasser explica que enquanto buscamos a felicidade fora de nós (através de compras, da busca pelo sucesso, etc), tendemos à depressão. Por outro lado, quando olhamos para dentro (para nossos relacionamentos, por exemplo), a felicidade é mais duradoura.

ano-prospero

Por isso, a ideia aqui é continuar a dar mais valor para tudo aquilo que tendemos a considerar como “dado”. Saúde, família, realizações profissionais. Amigas, leituras, uma manhã de domingo em casa. No fundo, mais valioso é aquilo que não tem preço.

Leitura complementar

Calendário 2018

Calendário 2018

Ver mais

Desejo a você que olhe para dentro e pare de buscar a felicidade fora de você. Ela não está no shopping, muito menos no ecommerce.

Desejo um ano rico e próspero de tudo aquilo que mais importa!

Boas festas, querida leitora – e até o ano que vem!

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close