Opções para investir o seu dinheiro

Opções para investir o seu dinheiro

Ser uma boa administradora do seu dinheiro é seu primeiro passo para o sucesso. Um outro degrau para se dar bem nos negócios é aprender a investir bem. A gente sempre fala que não dá para colocar todos os ovos na mesma cesta. Escolher alguns ativos diferentes é essencial para você diminuir o seu risco e ter mais opções de retorno das suas aplicações.

Antes de mais nada, procure se informar bastante. O mercado financeiro é extremamente dinâmico e formado por pessoas com os mais variados perfis. Tentar se guiar pelas experiências de pessoas conhecidas pode não ser a melhor estratégia, levando-se em conta que o perfil da sua amiga pode ser completamente diferente do seu. Por isso, vale sempre estudar bem o que você está planejando fazer e conhecer o seu perfil de investidora.

fundo de investimentos

Bolsa de Valores: como começar

Se você é iniciante, é natural ficar receosa em fazer grandes investidas. O ideal é que o início seja realmente um pouco mais conservador. Afinal, aprender a investir é como qualquer outro aprendizado, as coisas vão acontecendo aos poucos e os primeiros passos são mais cautelosos para evitar grandes riscos.

Inicialmente pode parecer um pouco complexo investir em ações. Uma armadilha muito comum é se deixar levar pelos comentários de outros investidores sobre quais ações estão mais rentáveis – as famosas modas do mercado. Uma possibilidade é você acabar colocando dinheiro na ação no momento em que ela já estiver supervalorizada, ou seja, vai pagar mais caro por ela e gastar dinheiro em um momento pouco vantajoso. O ideal é sempre comprar na baixa e vender na alta – mas isso é mais difícil do que pode parecer.

Se você ainda não se sente segura para definir as ações nas quais quer investir por conta própria, é melhor procurar um fundo de ações. Isso significa que, junto a um grupo de investidores, você vai contratar uma pessoa ou empresa para gerir suas aplicações. A função do contratado é monitorar constantemente o mercado para escolher as ações mais indicadas para comprar. Este profissional está apto a medir o momento certo de comprar uma ação e esperar que ela se valorize. Lembre-se que a bolsa de valores não é o tipo de investimento mais adequado para quem quer retorno a curto prazo. Por isso, não aplique lá o dinheiro que você poderá precisar daqui a um mês. Para ganhar dinheiro na bolsa, você tem que ter visão de longo prazo – e paciência e sangue frio para segurar as altas e baixas do mercado até você conquistar um bom retorno. Informe-se sobre a bolsa aqui.

Mercado Futuro

Essa opção é mais recomendada para quem tem um pouco mais de experiência e tempo no mercado financeiro.  O próprio nome explica um pouco a dinâmica do investimento. Aqui você vai aplicar determinada quantia contando com o preço futuro de um ativo. Parece complicado? Por exemplo, você fecha contrato para pagar o valor X em sacas de café para daqui a dois meses. Se até lá o preço da saca subir mais do que o valor que você tinha estabelecido, você sai no lucro, porque só vai pagar o que ficou determinado em contrato. Agora se o valor da saca cair, você arca com o prejuízo, porque também vai prevalecer o valor de contrato. Normalmente esse tipo de investimento é feito por corretoras ligadas à Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).

como aplicar seu dinheiro

Renda Fixa

Esse tipo de investimento pode não dar retornos tão grandes como outros mais arriscados, mas, por outro lado, te dá maior liquidez, se essa for a sua necessidade. Com renda fixa, seu retorno pode ser previamente fixado, ficar atrelado a algum índice (CDB, RDB) ou ligada à taxa básica de juros, que é pós fixada. No entanto, não pense que isto é uma garantia de lucro – você tem que ver como anda a economia e no que você irá fixar o seu retorno para ver se terá uma rentabilidade real no final das contas. Mas é só estudar o ativo que você anda de olho – geralmente, a renda fixa envolve menos risco do que investir na bolsa, por exemplo.

Ficou interessada? Para aplicar em renda fixa, é possível investir através de bancos ou mesmo por instituições públicas (Tesouro Direto). A capacidade de rendimento vai depender do que exatamente o título estiver atrelado, mas é comum esses papéis serem negociados antes do vencimento, por isso, a maior liquidez. Leia mais sobre investimentos em renda fixa aqui.

Imóveis

Você sabia que o investimento em imóveis é um dos preferidos entre mulheres? Opção mais conservadora, voltado para quem quer buscar mais segurança e não ficar tão exposto aos altos e baixos diários do mercado financeiro. Aqui é necessário observar duas situações: a primeira é que este investimento não é para quem precisa de liquidez.  O dinheiro investido em um imóvel vai dar retorno ao longo dos anos, com a valorização de uma determinada área. A forma de ter retorno imediato do dinheiro investido na compra é alugando o espaço. Entenda melhor como investir em imóveis aqui.

Uma outra opção é buscar um fundo imobiliário. Neste caso você vai aplicar seus recursos em um fundo que tem alguns imóveis em sua carteira e ganha dinheiro com o aluguel deles. O investimento em ouro também tem perfil parecido. Aparece como opção mais segura e o rendimento fica atrelado às cotações diárias.

Poupança

É apontado como o investimento mais conservador de todos. Ideal para quem não quer correr muitos riscos. A desvantagem é o baixo rendimento. Mesmo em períodos de turbulência no mercado, os investimentos de renda fixa costumam dar melhores resultados. A vantagem é a alta liquidez, tendo em vista que o dinheiro pode ser retirado a qualquer momento, e a ausência de cobrança de Imposto de Renda. No entanto, fique alerta: com a inflação alta, a poupança anda trazendo pouco retorno real. Por isso, vale acompanhar o noticiário. Nossa recomendação aqui é que a poupança é uma forma de manter o patrimônio, mas não é opção para quem quer rentabilidade e fazer o seu dinheirinho crescer…

Você tem alguma dúvida de um investimento que quer fazer para a gente?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close